Sheep, Dog 'n' Wolf


Desde criança eu adoro desenhos animados. Entre todos, os Looney Tunes sempre estiveram no topo da minha lista e, entre os Looney Tunes, o Coyote sempre foi meu favorito.

"MAS KAIQUE, ESSE JOGO NÃO É DO COYOTE, É DO RALPH WOLF E..."

SIM SIM, EU SEI! Mas concordemos que, se a única diferença entre os dois personagens é a cor do nariz, dos olhos e um emprego fixo, acho que dá pra ter praticamente a mesma consideração para ambos.

E quem não gostaria de ajudar seu personagem favorito a alcançar seus sonhos? Pois é o que fazemos aqui!

Sheep, Dog 'n' Wolf / Sheep Raider

Desenvolvedora: Infogrames

Lançamento: 2000

Plataformas: PlayStation e PC




Nosso protagonista, Ralph Wolf, não tem tido a vida mais afortunada dos desenhos. Ele acorda, vai trabalhar, leva algumas surras e volta para casa frustrado e cheio de hematomas. Mas um certo dia as coisas tomam um rumo inesperado: Patolino aparece em sua casa fazendo cosplay de Sílvio Santos e apresenta ao lobo o "Sheep, Dog 'n' Wolf", um programa de TV onde o objetivo do participante é roubar ovelhas.

Oh! Mas isso é perfeito!

Claro, se não considerarmos que ele nunca teve sucesso nisso e que o programa não dá ferramentas tão diferentes das que ele já usava, mas vai saber, talvez a ideia do negócio era vê-lo sofrer mesmo.

Assim sendo, Ralph acompanha Patolino até o set do programa e nossa aventura começa!


É uma história simples, mas é o suficiente e funciona bem. O conceito de game show explica várias regras e situações do jogo e Patolino aparece em vários níveis para instruir o jogador em alguma coisa.

As vozes são bem fiéis aos personagens originais e muitos diálogos são engraçados. Se por algum motivo decidimos explodir o Patolino (e temos muitas chances para isso, não dá para resistir), ele nos dá um sermão de como isso é errado e nos coloca em um minuto de silêncio para refletirmos sobre nossos atos!

Aliás, o jogo é legendado em português! Na época ver um jogo traduzido era raro e muito significativo.


O mais legal do jogo é que o desenho do Ralph e do Sam não é o único representado. Através dos níveis esbarramos em Hortelino, Gossamer, Marvin o Marciano e etc, e não são simples cameos, eles realmente desempenham um papel em seus níveis.

Em um deles, por exemplo, temos que usar uma fantasia de Pernalonga para atravessar o campo do Sam sem criar problemas, mas Hortelino está caçando e Patolino insiste em dizer que é temporada de caça ao coelho. Ou seja, é um prato cheio para qualquer fã de Looney Tunes!


O jogo é uma mistura bem interessante de plataforma, stealth e puzzle.

Ao chegar perto da área do Sam, um ícone no canto da tela passa a mostrar onde ele está olhando. Se ele estiver olhando na nossa direção é hora de se esconder e esperar, mas se não estiver podemos avançar silenciosamente que ele não nos verá. É um sistema justo e simples, que qualquer criança entende. Se Sam acabar nos vendo nem tudo está perdido, só temos que correr como se não houvesse amanhã até longe da sua área e então tentar de novo.

Mas invadir a área do Sam é só parte do desafio: para completar a fase precisamos levar a ovelha para um local específico marcado com um círculo. Geralmente não é de fácil acesso, pois carregar a ovelha limita a nossa mobilidade, então temos que encontrar formas de driblar esse problema.


O jogo vai aos poucos introduzindo mecânicas diferentes. Novas formas de se esconder, de atrair uma ovelha, de distrair Sam e etc. É um progresso tão natural que quando percebemos já estamos executando planos mirabolantes para passar a fase. Descobrir como resolver certos puzzles é recompensador e executar os planos é muito divertido.

Como muitos jogos de plataforma da época, em alguns momentos a câmera se atrapalha e nos coloca em apuros. Fora isso controlar Ralph é simples e muito natural, parece que a magreza do personagem atravessa o controle, pois ele é bem leve nos movimentos.

São quase 20 níveis, portanto é um tempo considerável de gameplay. Depois de zerar ainda existem colecionáveis que liberam concept arts e outros bônus do tipo.


Aliás, o jogo é muito bonito! As concept arts até parecem originais dos animadores do desenho e a transformação em 3D fez jus ao trabalho deles.

Os cenários são coloridos e surreais. Até mesmo as limitações gráficas, como os modelos "pontudos", colaboram para esse visual. Alguns ambientes mais comuns se repetem em um número de fases, mas ainda assim passamos por uma boa variedade de cenários, como bosques, desertos, montanhas geladas e castelos assombrados.

Os personagens são bem simples, mas muito bem animados. Ralph tem movimentos exagerados e expressivos, assim como sua versão original. Correr desenfreadamente, cair de um penhasco ou mesmo a respiração ofegante depois de uma corrida muito longa nos dá a sensação de estar literalmente jogando um desenho animado.

A trilha sonora é composta de músicas de jazz. É uma escolha bem peculiar e até questionável para o conteúdo do jogo, mas na verdade é muito boa. As faixas são marcantes e dão ao jogo ainda mais personalidade.

VEREDITO

PONTOS POSITIVOS
• Ótima representação do universo Looney Tunes
• Gráficos de desenho animado
• Puzzles divertidos e complexos na medida certa
• Trilha sonora cativante
• Traduzido em português

PONTO NEGATIVO
• Alguns bugs na câmera

Sheep, Dog 'n' Wolf é um exemplo de como um jogo de desenho animado deve ser. Ele é engraçado, exagerado e extremamente divertido. Completar cada fase é como assistir um episódio perdido onde o Ralph consegue capturar sua presa.

O jogo é uma ótima opção para qualquer um que gosta de plataforma e puzzles, mas é obrigatório para todo fã de Looney Tunes. A Infogrames fez um punhado de bons jogos de desenhos nessa mesma época, mas esse é definitivamente o ápice.

Comentários

  1. Maneiro o review. Ja me diverti muito com o jogo tb e ontem resolvi jogá-lo de novo após muitos anos. Continua divertido. Acho que um ponto negativo é ter apenas 15 níveis (17 contando as duas fases bônus). É tão divertido, que deveria ter pelo menos uns 30.

    ResponderExcluir

Postar um comentário