Aladdin (Master System)
Existe uma longa discussão sobre qual o melhor jogo do Aladdin. Tanto o Super Nintendo quanto o Mega Drive receberam uma adaptação do filme, mas cada uma feita por uma empresa diferente e, assim, resultando em dois jogos distintos.
Mas existe um terceiro jogo - porque dois não foram suficientes para a Disney - que nunca entrou nessa briga: o de Master System. Ele também foi feito por outra empresa e é bem diferente das versões de 16 bits.
Então vamos deixar o luxo dos bits extras para outro dia e ver o que essa humilde versão tem a oferecer!
Disney's Aladdin
Desenvolvedora: SIMS Co.
Lançamento: 1994
Plataformas: Master System e Game Gear
Desenvolvedora: SIMS Co.
Lançamento: 1994
Plataformas: Master System e Game Gear
A história do jogo segue a do filme de forma bem fiel, com cenas inteiras sendo recriadas para explicar as transições das fases. E não são apenas algumas imagens estáticas imitando o filme, as cenas acontecem "ingame", com os mesmos fundos de fase e sprites dos personagens. Considerando as limitações o resultado é excelente, a história é bem contada e eles conseguem tirar o máximo de expressão de gráficos tão simples.
Os personagens também se adaptam ao momento da história: Aladdin usa suas roupas de príncipe no palácio, Jasmine corre conosco disfarçada pelos telhados de Agrabah e Aladdin só usa uma espada na luta final mesmo, assim como no filme.
Se você for impaciente pode até achar que algumas cutscenes são longas demais, mas se não for vai apreciar o quão fiel esse jogo consegue ser.
Eu só senti muita falta de uma fase na lâmpada. O Gênio é o personagem mais legal do filme, a fase da lâmpada é a minha favorita na versão do Mega Drive e eu estava esperando ansiosamente ver como seria a versão desse jogo. Fiquei um tanto triste quando vi que não tinha uma.
O jogo se divide em dois tipos de fases: as de perseguição e as de plataforma e exploração. Nas fases de perseguição Aladdin se move automaticamente pela tela e só vamos desviando dos obstáculos e controlando sua velocidade, já nas de plataforma temos que explorar o cenário e encontrar formas de abrir caminhos bloqueados.
As fases de perseguição são a maioria no jogo, embora sejam bem mais curtas. Elas também são diferentes entre si, alternando entre corridas a pé e no tapete e também com ritmos diferentes: fugir da Caverna das Maravilhas tem bem mais adrenalina que passear com a Jasmine pelo mundo. Com essas diferenças todas são únicas e bem divertidas.
Mas eu já não diria a mesma coisa das fases de plataforma. O layout das fases é bem básico, quase uma versão simplificada de Prince of Persia, os poucos inimigos devem ser evitados - o máximo que fazemos é jogar pedras nos guardas para atordoá-los temporariamente - e controlar Aladdin não é muito natural, principalmente nos pulos.
A única parte de plataforma que me agradou foi a segunda seção da Caverna das Maravilhas, que é linear, sem caminhos bloqueados e tem um ritmo mais divertido.
E devo dizer que colocar tesouros como obstáculos é algo bem pensado. Eu fui que nem um bobão pegar o baú achando que era um tipo de bônus, a fase toda começou a cair na minha cabeça e só aí eu lembrei que o Aladdin não tem permissão para tocar em nada que não seja a lâmpada. Foi uma morte bem satisfatória!
Aliás, o jogo tem vidas infinitas, então é bem fácil. Acredito que não seria difícil mesmo com vidas limitadas, mas com vidas infinitas é só ter paciência para terminar mesmo.
Os gráficos do jogo são ótimos, relativamente falando diria que é tão bonito quanto a versão de SNES.
Os cenários são coloridos e possuem efeitos de parallax bem impressionantes: podemos ver a perspectiva das construções de Agrabah mudando conforme atravessamos, imitando um 3D.
E a questão das roupas diferentes para os personagens também conta muito, afinal são dois conjuntos inteiros de sprites para Aladdin, além de três roupas para a princesa Jasmine. Rajah e o sultão também aparecem em cutscenes, algo que não acontece nas outras versões.
Algumas músicas são adaptadas do filme e outras não. As adaptadas se destacam, mas as originais também não decepcionam. Já os efeitos sonoros são praticamente inexistentes, exceto por uma ou outra coisa que cai no nosso caminho.
VEREDITO
PONTOS POSITIVOS
• Fidelidade impressionante ao filme
• Ótimos gráficos e efeitos
• Fases de perseguição são divertidas
PONTOS NEGATIVOS
• Fases de plataforma não são interessantes
• Quase nenhum efeito sonoro
• Sem fase na lâmpada (é, eu queria muito essa fase)
É claro que essa versão não é superior aos jogos presentes no Mega Drive e Super Nintendo, mas ela consegue se destacar em certos pontos e por isso tem seu mérito. Sem dúvida é o jogo mais fiel ao filme e essa é sua melhor qualidade, o gameplay fica bem atrás das versões de 16 bits e dos outros jogos de plataforma do Master System.
Se você gosta muito do filme vale a pena conferir. É uma experiência bem diferente dos outros dois jogos e no mínimo você vai se deliciar assistindo as cenas do filme em 8 bits.
PONTOS POSITIVOS
• Fidelidade impressionante ao filme
• Ótimos gráficos e efeitos
• Fases de perseguição são divertidas
PONTOS NEGATIVOS
• Fases de plataforma não são interessantes
• Quase nenhum efeito sonoro
• Sem fase na lâmpada (é, eu queria muito essa fase)
É claro que essa versão não é superior aos jogos presentes no Mega Drive e Super Nintendo, mas ela consegue se destacar em certos pontos e por isso tem seu mérito. Sem dúvida é o jogo mais fiel ao filme e essa é sua melhor qualidade, o gameplay fica bem atrás das versões de 16 bits e dos outros jogos de plataforma do Master System.
Se você gosta muito do filme vale a pena conferir. É uma experiência bem diferente dos outros dois jogos e no mínimo você vai se deliciar assistindo as cenas do filme em 8 bits.
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