Undercover Cops
A missão de um policial disfarçado é fingir ser um criminoso para ser aceito dentro de uma gangue e conseguir informações valiosas, certo?
Errado.
A missão de um policial disfarçado é chegar no esconderijo dos bandidos e descer a mão em todo meliante que aparecer na sua frente.
...
Bom, pelo menos isso é o que aprendemos com Undercover Cops. Estaríamos errados por todo esse tempo?
Undercover Cops
Desenvolvedora: Irem
Lançamento: 1992
Plataformas: Arcade e Super Nintendo
Desenvolvedora: Irem
Lançamento: 1992
Plataformas: Arcade e Super Nintendo
O ano é 2043. A cidade de Nova York está com índices de crime piores que os de Gotham e as autoridades precisam tomar providências. A situação está tão ruim que a melhor sugestão que surge é mandar três membros da polícia totalmente desarmados para o covil dos principais caras maus da cidade, esperando que eles destruam toda a escória do mundo por conta própria.
Já são duas pessoas a mais que Gotham, mas diabos, em Gotham é o Batman!
Aqui temos Zan, Matt e Rosa (ou Claude, Bubba e Flame, como são chamados na versão americana). Zan é um faixa preta em karatê, Matt é um ex-jogador de futebol americano expulso do esporte por ser muito violento (será que ele já tentou rugby?) e Rosa é uma justiceira em busca de vingança pela morte de seu noivo.
Como é de costume, cada um se comporta de uma forma diferente no gameplay. Matt é grande, lento e extremamente forte, Rosa é mais fraca mas muito ágil e Zan é o típico intermediário que geralmente agrada a maioria.
E, talvez a única coisa que faça sentido com o "Undercover" do nome, é que nenhum deles se veste como policial, todos usam roupas velhas, aparentemente cheias de sujeira e com algumas adaptações, como pedaços de armadura para o Matt e joelheiras para a Rosa.
E isso combina bem com o resto, pois todo o jogo tem esse estilo meio Mad Max. Os cenários são locais abandonados, destruídos e cheios de cadáveres apodrecendo ao ar livre, e os inimigos vestem armaduras improvisadas, roupas retalhadas e muitos deles nem são totalmente humanos.
É possível ver algumas semelhanças com Streets of Rage na premissa do jogo, pois lá também temos três policiais que lutam contra um chefão do crime que dominou a cidade, mas conforme o jogo coloca robôs, mutantes e outras coisas ele vai ficando mais autêntico.
Os gráficos do jogo são muito bonitos. Tempos depois essa equipe saiu da Irem e formou a Nazca Corporation, conhecida pela série Metal Slug, e o talento deles já pode ser notado aqui.
Os cenários são detalhados e usam as cores de forma muito boa, estabelecendo bem o mundo pós-apocalíptico, e os personagens são bem desenhados e exagerados nos visuais, embora não sejam cartunescos como em Metal Slug. Destaque também para os efeitos de explosões, que são fantásticos! E vários fundos de cenário são interessantes, como o navio afundado da primeira fase ou a cidade submersa da segunda.
Embora o jogo pegue alguns clichés já estabelecidos no gênero - como uma fase no elevador e um chefão voltando como inimigo comum na fase final - ele tem qualidade e também traz algumas ideias originais para distanciá-lo dos outros.
O moveset de cada personagem é muito bem feito. Cada um deles tem uma gama enorme de golpes e descobrimos diversos movimentos diferentes conforme jogamos, o que nos motiva a tentar coisas novas e deixa o gameplay sempre atrativo. Jogar com personagens diferentes também altera bastante a sensação do jogo, então vale testar todos para descobrir seu favorito e se aperfeiçoar nele.
Vale lembrar que a versão japonesa e a americana são consideravelmente diferentes. A versão americana remove muitos golpes, altera alguns cenários e até coloca aqueles nomes imbecis nos personagens principais, então a versão japonesa é de longe a recomendada.
Algo que me surpreendeu muito quando joguei pela primeira vez são as "armas" que pegamos pelo cenário.
Em muitos jogos podemos pegar facas, canos ou coisas do tipo que os inimigos deixam cair, mas os inimigos em Undercover Cops não deixam cair nada, os objetos que pegamos para deixar a pancadaria mais divertida são colunas de concreto, estruturas de metal, caixas de granadas e até uma ou outra carcaça de carro abandonada no cenário!
Sério, isso é muito legal! Eu descobri isso esperando apenas achar algum item comum debaixo de uma coluna de concreto, quando de repente o personagem passa a carregar a coluna e dar golpes com ela, foi algo inesperado e muito bem-vindo.
Claro que você não pode usá-las por muito tempo, mas diabos, é divertido demais enquanto você pode!
Os chefões do jogo são consideravelmente bizarros, incluindo uma mulher obesa que começa a chorar no meio da luta e um mutante toupeira que fica falando "konichiwa" e "sayonara" sempre que sai ou entra na terra.
Mas chefões bizarros eram bem comuns em beat 'em ups, então isso não torna Undercover Cops especial.
Ainda assim, uma luta que se destaca por outro motivo é a primeira, que se passa ao lado de um compressor de metal e você pode abreviá-la jogando o chefão na área da máquina no momento certo! É uma pena que seja a única a implementar algo do tipo, mas faz muito bem.
Diria que o ponto mais fraco de Undercover Cops é a última fase, que é bem entediante em alguns fatores. O cenário não tem quase nada, as ondas de inimigos não têm graça e ela se arrasta por muito tempo. Boa parte da fase ainda se passa no maior helicóptero de todos os tempos, que parece comum quando você olha de fora mas não tem fim quando você está dentro.
Os efeitos sonoros são comuns, mas também não deixam a desejar. Já a trilha sonora é bem cativante, desde a tela de resultados até o tema dos chefes. As músicas combinam com o estilo do jogo, complementam muito bem a ação e ainda podem grudar na sua cabeça depois de algum tempo.
E a versão americana também tira alguns efeitos da trilha sonora, então devo dizer novamente para evitá-la a todo custo!
Felizmente o port para Super Nintendo é baseado na versão japonesa. Tem suas limitações (como a ausência do coop), mas pelo menos não corta nada sem motivo.
Os cenários são detalhados e usam as cores de forma muito boa, estabelecendo bem o mundo pós-apocalíptico, e os personagens são bem desenhados e exagerados nos visuais, embora não sejam cartunescos como em Metal Slug. Destaque também para os efeitos de explosões, que são fantásticos! E vários fundos de cenário são interessantes, como o navio afundado da primeira fase ou a cidade submersa da segunda.
Embora o jogo pegue alguns clichés já estabelecidos no gênero - como uma fase no elevador e um chefão voltando como inimigo comum na fase final - ele tem qualidade e também traz algumas ideias originais para distanciá-lo dos outros.
O moveset de cada personagem é muito bem feito. Cada um deles tem uma gama enorme de golpes e descobrimos diversos movimentos diferentes conforme jogamos, o que nos motiva a tentar coisas novas e deixa o gameplay sempre atrativo. Jogar com personagens diferentes também altera bastante a sensação do jogo, então vale testar todos para descobrir seu favorito e se aperfeiçoar nele.
Vale lembrar que a versão japonesa e a americana são consideravelmente diferentes. A versão americana remove muitos golpes, altera alguns cenários e até coloca aqueles nomes imbecis nos personagens principais, então a versão japonesa é de longe a recomendada.
Algo que me surpreendeu muito quando joguei pela primeira vez são as "armas" que pegamos pelo cenário.
Em muitos jogos podemos pegar facas, canos ou coisas do tipo que os inimigos deixam cair, mas os inimigos em Undercover Cops não deixam cair nada, os objetos que pegamos para deixar a pancadaria mais divertida são colunas de concreto, estruturas de metal, caixas de granadas e até uma ou outra carcaça de carro abandonada no cenário!
Sério, isso é muito legal! Eu descobri isso esperando apenas achar algum item comum debaixo de uma coluna de concreto, quando de repente o personagem passa a carregar a coluna e dar golpes com ela, foi algo inesperado e muito bem-vindo.
Claro que você não pode usá-las por muito tempo, mas diabos, é divertido demais enquanto você pode!
Mas chefões bizarros eram bem comuns em beat 'em ups, então isso não torna Undercover Cops especial.
Ainda assim, uma luta que se destaca por outro motivo é a primeira, que se passa ao lado de um compressor de metal e você pode abreviá-la jogando o chefão na área da máquina no momento certo! É uma pena que seja a única a implementar algo do tipo, mas faz muito bem.
Diria que o ponto mais fraco de Undercover Cops é a última fase, que é bem entediante em alguns fatores. O cenário não tem quase nada, as ondas de inimigos não têm graça e ela se arrasta por muito tempo. Boa parte da fase ainda se passa no maior helicóptero de todos os tempos, que parece comum quando você olha de fora mas não tem fim quando você está dentro.
Os efeitos sonoros são comuns, mas também não deixam a desejar. Já a trilha sonora é bem cativante, desde a tela de resultados até o tema dos chefes. As músicas combinam com o estilo do jogo, complementam muito bem a ação e ainda podem grudar na sua cabeça depois de algum tempo.
E a versão americana também tira alguns efeitos da trilha sonora, então devo dizer novamente para evitá-la a todo custo!
Felizmente o port para Super Nintendo é baseado na versão japonesa. Tem suas limitações (como a ausência do coop), mas pelo menos não corta nada sem motivo.
VEREDITO
PONTOS POSITIVOS
• Armas inusitadas
• Variedade de golpes de cada personagem
• Gráficos bonitos e detalhados
• Trilha sonora
PONTO NEGATIVO
• Última fase é entediante e se arrasta por muito tempo
Se você gosta de pancadaria, sem dúvida vale a pena conferir Undercover Cops. Ele não é tão icônico quanto Final Fight ou Streets of Rage, mas tem muita qualidade.
As questões técnicas e de gameplay são bem executadas e eles ainda colocam algumas ideias bem legais no meio. Usar uma faca ou um cano em outros jogos vai parecer algo bem pequeno depois de derrubar quase todo mundo da tela com uma coluna ou de jogar a carcaça de um Hummer na cara do chefão.
PONTOS POSITIVOS
• Armas inusitadas
• Variedade de golpes de cada personagem
• Gráficos bonitos e detalhados
• Trilha sonora
PONTO NEGATIVO
• Última fase é entediante e se arrasta por muito tempo
Se você gosta de pancadaria, sem dúvida vale a pena conferir Undercover Cops. Ele não é tão icônico quanto Final Fight ou Streets of Rage, mas tem muita qualidade.
As questões técnicas e de gameplay são bem executadas e eles ainda colocam algumas ideias bem legais no meio. Usar uma faca ou um cano em outros jogos vai parecer algo bem pequeno depois de derrubar quase todo mundo da tela com uma coluna ou de jogar a carcaça de um Hummer na cara do chefão.
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