Melhores personagens de Crash Bandicoot


Crash ainda é lembrado como o mais próximo que a Sony chegou de um mascote, afinal ele é carismático, tem jogos legais, exclusivos e... bom, ele não é propriedade da Sony, o que complicou um pouco as coisas, mas informalmente ele representava muito bem o espírito do Playstation 1.

E o bom é que ele não é o único personagem divertido da série, os chefões e aliados que conhecemos na jornada também são bem memoráveis. Então, inaugurando a nossa seção de rankings, vejamos os melhores personagens de Crash Bandicoot!

E desconsiderarei qualquer estrago que Crash of the Titans e Mind Over Mutant tenham feito nos personagens, afinal esses dois jogos foram bem cruéis para boa parte dos personagens da história de Crash. Então, sem mais delongas, vamos começar!



10° lugar: Tiny Tiger


Tiny veio no segundo jogo quase que para substituir Koala Kong e diabos, é um personagem bem mais legal.

Ele segue a mesma ideia de muitos músculos e pouco cérebro, mas é bem mais feroz, pulando que nem doido para tentar esmagar Crash. Com esse comportamento suas lutas acabam ficando mais legais e mais apropriadas para um valentão.

E ele se transforma em um gladiador no terceiro jogo, com direito a uma alcateia de leões para soltar contra o jogador. Eu não poderia concordar mais com essa hierarquia, afinal tigres são sempre mais legais que leões!

9° lugar: Ripper Roo


Um canguru maníaco por explosivos que sai pulando e rindo descontroladamente pelo cenário! Como não gostar desse cara?

Ripper Roo foi um dos experimentos mais problemáticos do Cortex e precisou ser preso em uma camisa de força, mas mesmo assim Cortex não abriu mão de tê-lo entre seus capangas. Parece uma ideia doida, mas Roo é um oponente de respeito com suas garras afiadas e sua cachoeira de TNTs, então podemos dizer que funciona.

E ele se torna ainda mais legal no segundo jogo, onde tem a capacidade de distribuir explosivos só por pular pelo cenário e aguenta explosões de TNT como se não fossem nada. Além de ser um intelectual e ter customizado a sua cachoeira com uma enorme gravura da sua própria cara, provando que mesmo vilões babando em camisas de força também podem ser egocêntricos.

8° lugar: Coco Bandicoot


Depois do primeiro jogo Tawna foi removida por ser considerada muito sexy para o público-alvo, então a Naughty Dog precisou criar uma personagem feminina que não atiçasse os hormônios dos garotos que colocassem as mãos no jogo.

Bem... eles não escaparam 100% dos hormônios tarados, mas fizeram a sua parte e assim surgiu Coco Bandicoot, a irmã caçula de Crash!

Coco é uma personagem fofinha, bem humorada e que se importa com o irmão. Ela já aparece nos colocando em perigo no começo de Crash 2, mas depois usa de suas habilidades hacker para nos ajudar e dizer o que fazer.

E em Crash 3 ela brilha ainda mais, passando a ser jogável e a pilotar jet skis, aviões, filhotes de tigre e naves espaciais. Eu achava o robô espacial de N. Gin o chefão mais difícil daquele jogo, então sempre tive que dar uns pontos para a Coco por ser ela a derrotá-lo ao invés de Crash.

E no Wrath of Cortex ela foge de um tsunami com patinetes. Isso é bem legal!

7° lugar: Dingodile


Eis um personagem injustiçado! Quase todos os personagens do jogo são animais naturais da Austrália, mas Dingodile é o único que ficou com um sotaque australiano e às vezes os outros personagens nem entendem o coitado.

Mas, de qualquer forma, ninguém se importa em ser compreendido quando está atirando com um lança-chamas!

Dingodile foi criado a partir da mistura de um dingo e um crocodilo e é um dos capangas mais inteligentes de Cortex, embora também seja totalmente insano. Não ao estilo Ripper Roo, é claro, mas não deixa de ser mesmo assim.

E andar sempre com um lança-chamas já é algo bem legal, mas Dingodile ainda carrega um enorme tanque de combustível nas costas que certamente vai contra todas as regras de segurança que possam existir no mundo de Crash. E ele ainda demonstra a intenção de devorar seus inimigos, que nem um vilão clássico de desenho animado. Certamente é o tipo de cara que você não gostaria de encontrar por aí.

6° lugar: Pinstripe Potoroo


Pinstripe é um dos personagens mais mal aproveitados da série, só aparecendo decentemente (porque qual é, a aparição em Twinsanity não conta) no primeiro Crash e no Team Racing. A viagem no tempo de Crash 3 era um pretexto perfeito para jogar Pinstripe nos anos 30 como chefão, mas ninguém se lembrou dele.

Mas no pouco que Pinstripe aparece ele é um vilão bem legal. Italiano, elegante, chefe da máfia, cheio dos capangas que jogam barris por aí sem motivo e ainda tem o escritório mais legal e maligno de todos os vilões do primeiro jogo! Ele tem um quadro gigante do chefe, mas fora isso é um covil bem respeitável.

E também vale lembrar que Pinstripe nos deu a Hot Air Skyway, a pista mais legal de Crash Team Racing!

Aliás, uma curiosidade: Pinstripe foi criado através da influência de O Poderoso Chefão, tanto na vida real como no jogo. Na vida real o seu criador havia acabado de assistir o filme e no jogo o Cortex Vortex ficou passando filmes da máfia para manipular sua mente, concluindo a maratona com a trilogia dos Corleones! E ter alguma relação com O Poderoso Chefão é sempre um ponto positivo!

5° lugar: Dr. Nefarious Tropy


N. Tropy também sofre um pouco por não aparecer em muitos jogos, mas pelo menos ele tem uma participação bem importante na história de Crash 3, nos dando todo o pretexto de viagem no tempo, e aparece no Team Racing, Nitro Kart e Twinsanity.

Tropy é um personagem bem marcante. O design dele é bem legal, com as partes de relógio, a pele azul e as barbichas asiáticas, resultando nessa aparência mística de um personagem muito poderoso. Afinal é isso que ele é, ele não se submete diretamente ao comando de Cortex, mas se coloca como um parceiro à altura e parece ter seus próprios interesses na história de Crash 3.

No Twinsanity ele retorna em um papel bem pequeno, mas com uma luta bem divertida e com um design ainda mais bacana do que o anterior.

E ele ainda faz uma aparição especial no filme Alice Através do Espelho, fazendo o... espera, esse não é o N. Tropy? Bom, ainda bem, porque aquele filme é muito ruim. Prossigamos!

4° lugar: Uka Uka


Mesmo na década de 90 o irmão gêmeo/clone do mal já era um clichezaço, mas a Naughty Dog conseguiu tirar um bom proveito disso criando Uka Uka, que eu considero um personagem bem mais legal que Aku Aku.

Na sua essência Uka Uka é o personagem mais maligno da série e, com seus poderes místicos, não há certeza do tamanho do estrago que ele pode fazer. Ele também faz Cortex choramingar e implorar como uma garotinha, o que é bem legal, afinal Cortex não é corajoso mas é bem egocêntrico.

E o modo como ele basicamente possui Cortex e fala por ele é até meio sinistro, ainda mais com o rosto dele sobrepondo perfeitamente o rosto de Cortex. É uma distorção bem brutal dos momentos em que Crash usa o Aku Aku e se torna invencível.

3° lugar: Dr. N. Gin


Um míssil na cabeça! Sinceramente eu nem sei dizer o quanto isso é legal, mas é muito!

N. Gin era um renomado cientista na indústria de defesa até que um de seus projetos de míssil deu defeito e acabou parando na sua própria cabeça. Gin conseguiu estabilizar o míssil e transformá-lo em um suporte de vida (e você achando que o Arc Reactor do Homem de Ferro é que era legal! O míssil até solta fumaça quando ele está bravo!), mas ficou insano no processo e então, inevitavelmente, se tornou um vilão.

N. Gin substitui Nitrus Brio como braço direito de Cortex em Crash 2 e, embora também seja uma voz mais racional em relação ao Cortex, ele constrói e pilota robôs gigantes, o que o torna mil vezes mais legal que Brio e suas poções para virar o Hulk.

E no Twinsanity Gin cria o robô mais legal da série e ainda é capitão de um navio de guerra que seria bem capaz de invadir um pequeno país!

Não é capaz de sobreviver ao Crash, é claro, mas invadir um país ele conseguiria.

2° lugar: Dr. Neo Cortex


O que seria de Crash Bandicoot sem o cruel dr. Neo Cortex? Não só a série, mas o próprio personagem, afinal Cortex é praticamente o pai de Crash, o que deixa toda a rivalidade entre eles muito mais divertida. Ele depositou todas as suas esperanças em Crash, achando que criaria o general para o seu exército, mas ao invés disso acabou criando seu maior inimigo.

As interações com Cortex são sempre legais porque ele alterna muito facilmente entre a calma e a raiva, explodindo em certas ocasiões e mostrando a sua vilania. E às vezes ele até aceita que não pode derrotar Crash, praticamente implorando para que ele não se meta na sua vida. Mas é claro que Crash se mete, e no fundo é tudo culpa do próprio Cortex.

Claro que, com seu complexo de grandeza, ele é dono de muitas coisas tipicamente vilanescas. Um castelo, uma ilha só sua, um dirigível, uma estação espacial e até alguns monumentos históricos com a sua cara estampada neles. E megalomania é uma característica divertida em super vilões!

E o visual de Cortex também é muito memorável, principalmente pelo enorme N na sua testa. Quando comecei a jogar Crash 2 na infância e não sabia seu nome eu me referia a ele apenas como "N". Vilões precisam de marcas registradas, e Cortex tem uma bem na testa.

1° lugar: Crash Bandicoot


Ao mesmo tempo que Crash não seria nada sem Cortex, o que seria de Cortex sem Crash?

O governador de todo o planeta, é claro, mas qual é a graça disso? É o Crash que dá todo o propósito da vida de Cortex!

Crash é de longe o personagem mais carismático da série e nem precisa falar nada para isso, o design cartunesco e as expressões criadas magnificamente pela Naughty Dog dão conta do recado. É impossível não simpatizar com ele quando ele está desesperado correndo da pedra e olhando para trás, afinal o próprio jogador está meio desesperado nessa correria. Cada uma das pequenas expressões e reações vão se juntando e criando um personagem muito simpático e mais próximo ao jogador.

E, embora Crash seja rotulado às vezes entre os "mascotes com atitude" da década de 90, ele é bem diferente. Ele é corajoso e enfrenta qualquer perigo, mas não age como se ele fosse um herói sensacional. Ao terminar uma fase ele suspira, aliviado de que superou o desafio, ou simplesmente pula feliz comemorando a vitória. Ele é só um bandicoot tentando fazer a coisa certa, com toda sua modéstia e inocência.

Tanto que no seu tempo livre ele simplesmente fica deitadão no chão de barriga para cima tirando sonecas, mas se a Coco o acorda para pedir uma bateria de notebook ele nem reclama, levanta em um giro e vai atender o pedido da irmã. É um bandicoot muito gente boa! Então ele fica com o primeiro lugar da nossa lista!


MENÇÕES HONROSAS:

Aku Aku


O nosso amigão "BOOOGA" seria o 11º da minha lista. Ele sempre está lá para apanhar por nós, nos deixar invencíveis, iluminar nosso caminho, blindar nosso kart e tantas outras coisas. É um ótimo amigo e mentor para o nosso bandicoot de bom coração.

Nitrus Brio


Brio é o personagem menos leal da série e está sempre aliado com uma pessoa diferente, mas ele fez coisas legais, como aperfeiçoar o Evolvo-Ray, criar Tiny Tiger e os Komodo Brothers e ainda poder se transformar no Hulk e em um sapão gigantesco, o que é bem legal para um chefão.

Nina Cortex


Nina ainda não tem o mesmo talento que tio para o mal, mas as mãos biônicas são legais, principalmente no gameplay, e ela também gosta de robôs gigantes, então ela merece um reconhecimento.

-

Pois bem, esses são os meus personagens favoritos. Concorda? Discorda? Comente aí quais são seus!


Comentários