Chicken Run

Fuga das Galinhas PS1

Fuga das Galinhas 2 está sendo produzido! Que bela surpresa depois de tanto tempo, não?

Também é algo meio estranho, já que Fuga das Galinhas não é o tipo de filme que pede uma sequência, mas o que eu sei? Até agora não temos nenhuma informação e a Aardman certamente tem um voto de confiança, pois seus filmes são muito divertidos.

Na infância assisti Fuga das Galinhas muitíssimas vezes e há alguns dias decidi assistir de novo, o que me deixou com vontade de revisitar também o jogo baseado no filme. Vejamos se a adaptação foi boa!

Chicken Run

Desenvolvedora: Blitz Games

Lançamento: 2000

Plataforma: Playstation, PC e Dreamcast




O jogo segue diretamente a história do filme e, se você nunca assistiu, imagino que deve dar para deduzir que se trata de galinhas tentando escapar de uma granja. Elas vivem como prisioneiras e morrem se não botarem ovos, então Ginger, a líder do bando, começa a bolar planos ao maior estilo ACME para levar todas as galinhas para a LIBERDADEEEEE!

Os planos do jogo, na sua maioria, são retirados de cenas rápidas do filme, como quando elas tentam se disfarçar de Sra. Tweedy ou quando elas querem construir uma catapulta, mas naturalmente terminam com o mesmo plano final do filme, o avião feito com as cabanas da granja.


Em cada fase um plano novo é apresentado e temos duas tarefas: buscar os componentes necessários usando stealth pela fazenda e depois executar a fuga através de um minigame.

O jogo passa a maior parte do tempo no stealth e essa é a parte que se destaca. De certa forma o gameplay se parece com Metal Gear Solid - o que até rendeu o apelido "Metal Gear Chicken" -, com a câmera no alto, possibilidade de cover e um mapa no canto mostrando os inimigos e seus campos de visão.


O jogo tem vidas infinitas, mas ser capturado significa ter um dos itens removido do inventário e ser obrigado a buscá-lo novamente. O único jeito de garantir que seus itens estão seguros é levando até uma cabana específica da granja, o que é algo bem justo e que funciona bem.

Mas não demora muito para perceber que os inimigos são despistados bem facilmente. A Sra. Tweedy tem um campo de visão bem pequeno, o Sr. Tweedy é bem lento e os cachorros podem ser distraídos com alfaces que podemos jogar, sem falar que dá para se esconder em caixas, subir em locais mais altos e até sair de um cenário e ir para outro, o que nem deveria ser uma solução tão eficaz.

Ainda assim essa parte capta muito bem o clima do filme e é legal ver que o estúdio criou um gameplay apropriado ao invés de fazer um platformer sem pensar duas vezes. Os inimigos são gigantes, os cachorros te perseguindo são velozes e você se sente como um bichinho assustado no meio deles. E despistar os inimigos se escondendo em uma bota ou em um gnomo de jardim é muito divertido.


Os controles são agradáveis e o jogo só se atrapalha quando a câmera fica num ângulo ruim - ou muda de ângulo de repente - e nos deixa um tanto perdidos e quando o o cover é ativado contra nossa vontade por passar perto demais de um objeto, o que pode complicar uma fuga.

Podemos controlar Ginger, Rocky e também os ratos Nick e Fetcher. Ginger e Rocky são parecidos, mas os ratos adicionam um pouco de puzzle na fórmula, nos permitindo trocar de personagem no toque de um botão e fazer coisas diferentes com cada um deles. São puzzles simples, mas são uma adição divertida.


Já os minigames não são nada legais. Cada plano tem um minigame específico no final, mas nenhum deles é o que podemos chamar de divertido, alguns são simples "button-smashes" e outros têm controles bem complicados.

Os piores, na minha opinião, são os da catapulta e da gangorra, que usam as setas para controlar tanto a direção quanto a força do lançamento e te deixam brigando com os controles para passar. O jogo até nos incentiva a tentar a melhor pontuação nesses minigames, mas sinceramente eu não dei a mínima para isso e só quis passar o mais rápido possível.

Entre a segunda e a terceira fase também temos uma pequena parte de plataforma, dentro da máquina de tortas. Dá para ver que o forte do jogo não é plataforma, mas ainda assim é bem melhor que os minigames.


Eu diria que o maior problema do jogo é a duração. Sem esforço é possível completá-lo em menos de uma hora e meia e, como ele é dividido em poucas fases (apenas três), a sensação de conquista é muito pequena, você praticamente começa o jogo e logo já está na última missão.

Outra coisa que tira o brilho do jogo é que mesmo sendo curto ele é bem repetitivo, os inimigos são sempre os mesmos e o cenário quase não muda. Algumas áreas novas vão sendo descobertas, mas são todas parecidas e os cenários anteriores continuam sendo usados. Talvez eles precisariam se desligar um pouco da fidelidade com o filme e colocar algo original, como inimigos novos em certos locais ou mesmo fases fora da fazenda. No filme eles dizem que não é difícil uma ou duas galinhas escaparem, então não seria algo tão estranho.


Na parte técnica o jogo se sai bem.

Os gráficos reproduzem bem o visual do filme e são decentes, pelo menos na distância que a câmera geralmente fica. Os efeitos de luz também são bem feitos, diferenciando bastante as fases noturnas das diurnas.

As músicas são baseadas diretamente nas do filme - que são bem legais - e na maioria cumprem bem seu papel. As músicas de stealth juntas com os efeitos sonoros conseguem até deixar o jogo com um clima meio tenso, ouvir um rosnado ao longe no meio do silêncio da fazenda é bem alarmante.

Esse é o tipo de jogo que pode ser até um pouco assustador para algumas crianças. A tela de captura, que exibe o inimigo num fundo preto com um toque sinistro de fundo, é material suficiente para dar alguns pesadelos aos pequenos.

Mas isso não é um defeito, vejam bem, coisas infantis que tacam o terror nas crianças têm o meu respeito!

VEREDITO

PONTOS POSITIVOS
Gameplay apropriado para a ideia do filme
• Stealth é tenso e divertido na medida certa
• Gráficos e sons reproduzem bem os do filme

PONTOS NEGATIVOS
• Muito curto
• Minigames têm péssimos controles
• Repetitivo

Chicken Run capturou bem a ideia do filme, mas como jogo tem alguns defeitos significativos. Eles pegaram pesado demais na fidelidade com o filme e, por causa disso, não conseguiram criar um jogo muito longo e nem colocar muita variedade.

Ainda assim ele tem mecânicas interessantes e diverte quem gostou bastante da animação. Mas se você não liga para o filme não existe nenhum motivo para jogá-lo.

Comentários