Metal Slug


Geralmente eu começo análises com um pouco de suspense, mas nesse caso já vou falar: Metal Slug é legal pra caramba!

Sério, não vejo motivos para não gostar de um jogo como Metal Slug, ele é basicamente o ápice da diversão arcade!

Mas vamos para a análise completa!

Metal Slug

Desenvolvedora: Nazca Corporation

Lançamento: 1996

Plataformas: Neo-Geo, Neo-Geo CD, PlayStation, Sega Saturn e PC



Num ponto do futuro, um ditador insano chamado Donald Morden - que é basicamente a mistura de Hitler, Stalin e Sadam Hussein - decidiu dominar o mundo. Ele reuniu um exército gigantesco de rebeldes, um poder de fogo altíssimo e em alguns dias terá o controle sobre todas as principais cidades do mundo.

Todos do exército comum estão se cagando de medo diante dessa ameaça, exceto Marco Rossi e Tarma Roving, dois tenentes que estão dispostos a sair pelo campo de batalha que nem o Rambo para acabar com o exército de Morden.

E... é basicamente isso. Não é como se você esperasse uma história digna do Oscar ou mesmo se importasse com isso, então acho que é o suficiente. Prossigamos!


Como é o gameplay, você me pergunta? Pois é um absurdo de diversão, isso é o que é!

Em nenhum momento a ação é interrompida, são montes e montes de inimigos vindo contra o jogador, tanques e outros veículos aparecendo ocasionalmente, e o movimento do nosso personagem é leve, ágil e divertido. É muito recompensador ficar correndo e pulando pela tela para desviar dos tiros e, exceto em certos momentos em que fica quase impossível fazer isso, o desafio é muito divertido.

É simplesmente um gameplay muito instintivo, o controle do personagem é natural e essa sensação só aumenta conforme jogamos. No começo o jogo é um "papa-fichas", mas com o tempo conseguimos completar a história com cada vez menos continues.

Claro que pra chegar nesse ponto já teríamos gasto três vezes a verba de toda a série do Chapolin Colorado, mas felizmente hoje existem trocentos ports do jogo que não tiram nosso dinheiro.


No começo do jogo temos apenas uma pistola básica, mas mal matamos alguns inimigos e já conhecemos outras armas, como a (leia com a voz do narrador, fica mais legal) HEAVY MACHINE GUN, a FLAME SHOT e o ROCKET LAUNCHER. Cada uma tem suas características e suas formas de afetar o gameplay, mas todas são boas e extremamente divertidas de usar.

E claro, também temos o próprio "Metal Slug", que é o tanque de guerra característico da série. Além de ser bem icônico pelo seu visual e forma de andar, o tanque é muito útil e muda bastante o gameplay. Alterar a direção do tiro com o tanque é mais difícil, mas dá para pegar o jeito rapidamente.


Mas o gameplay não é a única parte memorável de Metal Slug, outro grande destaque do jogo são os belos gráficos de pixel art.

O visual cartunesco dos personagens e das máquinas é marcante e charmoso e as animações são excelentes, com uma atenção ímpar aos detalhes. Ver os soldados agindo normalmente enquanto não notaram nossa presença, o susto que levam quando a gente aparece ou mesmo vê-los abandonado um barco que vai afundar é sensacional!

Os cenários estão no mesmo nível de qualidade e surpreendem muito pelos detalhes. A primeira fase, por exemplo, começa nas ruínas de um templo, passa pela carcaça de um submarino, por um pequeno vilarejo de cabanas sobre a água e acaba numa cachoeira repleta de navios encalhados.

Essa variedade é sensacional. Não é um cenário básico em que eles reutilizam elementos por toda a fase, mas sim vários locais únicos e altamente detalhados, o que impressiona e deixa a aventura muito mais autêntica. Durante o jogo passamos por florestas, cidades, montanhas e etc, e o capricho permanece o mesmo em todas as fases. A Nazca Co. foi simplesmente genial ao fazer os cenários.


Aliás, devo dizer que jogos como Metal Slug me fazem não levar a sério boa parte dos jogos "indie retro" que estão no mercado hoje. O 2D pode ser lindo quando é bem-feito, fazer gráficos feios propositalmente como direção artística nunca me parece uma boa ideia!

A trilha sonora também não decepciona, com temas bem animados e que combinam muito com a ação militar exagerada do jogo. Para melhorar, temos o narrador caricato da série, que vai gritar os nomes das armas e dizer que a missão foi concluída cheio de empolgação.

O grito de morte dos inimigos é pouco variado e você vai ouvir exatamente o mesmo som muitas vezes, mas esse é o único ponto que poderia ser melhorado nos sons.


É difícil encontrar pontos negativos relevantes em Metal Slug. Diria que a única coisa de todo o jogo que pode incomodar bastante são alguns slowdowns quando a ação está intensa demais na tela.

Certos ports (como a Metal Slug Anthology, do PS2) removem isso, com o único efeito colateral de que certas partes do jogo ficam mais difíceis, pois no original a equipe "aproveitou" esse problema para exagerar na dificuldade, afinal com a lentidão o jogador acaba tendo mais chances de escapar dos perigos.

Mas como os continues são infinitos eu prefiro essas versões, as mortes incomodam menos que os slowdowns.


O que importa é que na parte criativa Metal Slug é ótimo, tem tanto carisma e humor espalhado pelo jogo que não dá para não gostar dele.

Os chefões exageradamente grandes, as reações dos soldados inimigos, o narrador caricato, os prisioneiros de guerra tirando armas das ceroulas, tudo isso criou uma identidade marcante para a série, misturando loucamente muito humor e muita violência.

Claro, algum chatão da época achou que a violência era demais e teve a brilhante ideia de censurar o sangue do jogo e deixá-lo branco, o que provavelmente é a censura mais imbecil que eu já vi, mas felizmente é fácil desativar isso no emulador ou encontrar um port que não é censurado.

VEREDITO

PONTOS POSITIVOS
• Gameplay rápido e extremamente divertido
• Ação exagerada e ininterrupta
• Pixel art excelente e bem animado
• Cenários belos e detalhados
• Cheio de humor e carisma
• Boa trilha sonora


PONTOS NEGATIVOS
• Slowdowns em certos momentos


Metal Slug é um clássico dos arcades e um excelente exemplo de pura diversão. O gameplay é intuitivo, rápido, viciante e nunca dá descanso ao jogador, criando uma experiência absurdamente envolvente. E, para deixar tudo melhor, carisma e humor não faltam no jogo e os gráficos são um colírio para os olhos!

É o tipo de jogo que diverte na primeira vez que se joga e diverte da mesma forma - ou até mais - na centésima vez, ainda mais se você tiver um amigo para jogar no coop!

Para mim a série Metal Slug é a melhor do gênero e esse primeiro jogo já mostra as suas maiores qualidades.

Comentários