Quem jogou lembra: a atmosfera de GTA Vice City


Entre 2001 e 2004 a Rockstar lançou três jogos da série GTA, começando com GTA III, que revolucionou a série e o mercado de jogos de mundo aberto, e encerrando com San Andreas, que expandiu e muito o tamanho do mapa e o número de atividades.

Entre esses dois fica Vice City, que não transforma a série da mesma forma que o III (afinal algo assim nem seria possível) e também não expande as coisas tão fortemente quanto San Andreas, mas que é lembrado com carinho pelos fãs da série e que ainda é o GTA favorito de muitos. E o principal motivo para isso é que ele ultrapassa os outros GTAs num ponto muito importante: a atmosfera!

Afinal, uma boa atmosfera significa que é mais fácil mergulhar no mundo do jogo, então isso é crucial para a diversão. Hoje vamos relembrar um pouco essa parte do jogo!



A época


Anos 80! Ora bolas, eu não vivi essa década mas por tudo que vemos nos jogos e filmes ela foi sensacional!

Vice City abraça tão forte essa temática que é difícil falar de qualquer outro ponto do jogo sem mencionar a época. As roupas são ridiculamente típicas, os carros são icônicos, existe neon rosa e azul por todo o lado, os personagens e a história seguem o estilo de Scarface, Miami Vice e até os menus e o HUD são temáticos!

E o mais interessante é que Vice City é praticamente o jogo mais anos 80 já feito, mas essa inspiração nunca se torna cansativa.

Devo dizer, inclusive, que retornar para os anos 80 é uma das coisas que mais queria que a Rockstar fizesse no próximo GTA. É legal tirar sarro da geração atual, mas a década de 80 é simplesmente muito mais legal!

A cidade


Vice City é um ponto turístico do mundo de GTA, então - apesar de todo o crime, tráfico de drogas e guerra de gangues - ela precisa ser cativante para os turistas. E realmente é, assim que começamos a dirigir pelas ruas percebemos que ela é uma cidade bem alegre, o que é uma mudança grande em relação à Liberty City de GTA III.

O clima é ensolarado, as ruas são enfeitadas por fileiras de palmeiras, os prédios brilham com os neons e os pedestres estão curtindo a vida, aproveitando a praia, andando de patins ou fazendo cooper pelos calçadões. Parece que a cidade toda está se divertindo, então a gente se diverte junto!

Às vezes acabando com a diversão deles, mas essa é outra história.

A música


Quem montou a trilha sonora de Vice City é um gênio, pois as músicas não são só boas, elas são icônicas e basicamente dão uma aula de música para qualquer um que não viveu a década de 80.

Nas minhas jogatinas eu sempre alternava entre a V-Rock, a The Flash e a Emotion e devo dizer que não dava pra errar com essa combinação!

A V-Rock poderia estar tocando 2 Minutes to Midnight - Iron Maiden ou Too Young to Fall in Love - Motley Crue, a The Flash poderia estar tocando Billie Jean - Michael Jackson ou Out of Touch - Hall & Oates e a Emotion poderia estar tocando Waiting for a Girl Like You - Foreigner ou mesmo Africa - Toto! Atravessar a cidade ao som de qualquer uma dessas músicas é sensacional!

E esse é só um resumo,  indo mais além a trilha sonora conta com Ozzy Osbourne, Twisted Sister, Judas Priest, Anthrax, Megadeth, Electric Light Orchestra e muitos outros. Particularmente não acho que a série GTA consiga superar esse nível algum dia, até mesmo as versões relançadas de Vice City tiveram alguns desfalques, o que é uma pena e faz a versão original ser ainda mais especial.

As inovações são excelentes


Eu disse que Vice City não trouxe tantas mudanças quanto o III ou o San Andreas e é verdade, mas as inovações que ele trouxe foram ótimas.

Poder voar com helicópteros é sensacional (porque qualé, "voar" com o Dodô do GTA III nem conta), motos também são muito bem-vindas e a novidade mais legal são as propriedades para comprar pelo mapa, que nos dão algumas missões secundárias bem bacanas e combinam perfeitamente com a ideia de dominar a cidade, que é o ponto principal da história.

Enfim, por razões como essas que acredito que Vice City sempre será lembrado com carinho pelos fãs de GTA. Se você também tem boas lembranças com esse jogo não deixe de comentar! E até a próxima!

Comentários