Top 8 - Pistas do MotorStorm


Poucos jogos de corrida dão tanta importância às suas pistas quanto MotorStorm. Claro, temos inúmeros exemplos de pistas muito bem projetadas por aí, mas MotorStorm trata seus circuitos como personagens principais, praticamente dando personalidades para cada uma delas.

Conforme jogamos é normal criar uma certa escala das pistas mais legais até aquelas que não ligamos tanto, então hoje decidi fazer um post para mostrar a minha lista.

Falarei só das pistas do primeiro jogo por enquanto, pois é o que acabei de jogar e assim consigo falar de todas, depois quando jogar outros títulos da série volto com rankings específicos deles.

Também nem vou contar as que vieram através de DLC, afinal parte delas foi feita só para o multiplayer online e hoje em dia só seria possível aproveitá-las no Time Trial, o que é uma mancada enorme!

Ora bolas, esse é um dos motivos pelo qual precisamos de uma MotorStorm Collection!

Mas isso é assunto para outro dia. Vamos ao ranking!




8º lugar: MudPool


Essa pista parece ter sido criada unicamente pelos caminhoneiros do festival, pois basicamente é o sonho dos caminhões e mud pluggers e o pesadelo de todas as outras classes!

Como o nome sugere, a MudPool é a pista mais lamacenta do jogo. Os caminhões pulam nela como porcos felizes e seguem seus caminhos, enquanto classes menos favorecidas ficam com as rotas mais complicadas possíveis para evitar a lama.

Por mais que esteja em último lugar, eu gosto da MudPool. Eu me divirto nela com os caminhões e encaro o desafio quando é com uma moto, mas ser tão traiçoeira com algumas classes e tão amigável com outras me faz colocá-la abaixo das outras pistas.

Mas ei, os portais de pneus gigantes são bem legais!


7º lugar: Coyote Rage


A menor pista do jogo!

O percurso pequeno diminui as chances da Coyote Rage ter muitos locais memoráveis, mas ainda assim a curva e a descida do começo e a fenda apertada logo antes do final são trechos bem bacanas.

E ora bolas, ela tem um coiote de metal em cima das rochas observando os corredores! Um dos ornamentos mais sensacionais dos cenários do jogo!

Depois vieram as águias da Eagle's Nest, o esqueleto gigante da Colossus Canyon e o túnel tubarão da Riptide, que são bem mais legais, mas todos seguiram o estilo do coiote, então ele tem o seu mérito!

Outra consequência do tamanho é que as corridas aqui são muito rápidas, então se algo der errado pode nem dar tempo de consertar. Mas se por um lado temos as partes mais complicadas, como a descida e o zigue-zague do canyon, por outro temos a parte mais aberta, que tem tanto lama como as superfícies rochosas, onde é bem mais fácil recuperar a liderança.


6º lugar: Dust Devil


Aqui fica a maior rampa de todo o jogo, bem através de uma placa de madeira com o nome da pista!

Não acho que seja saudável para os motoqueiros aguentar todos os pedaços de madeira vindo contra o próprio corpo, mas eles sobrevivem, então está valendo!

Dust Devil é bem aberta e tem retas bem longas, tornando-a perfeita para usar o turbo como se não houvesse amanhã e alcançar velocidades bem altas, principalmente com carros de rally ou motos. Mas ela também agrada os grandalhões com alguns trechos lamacentos e outros cheios de coisas quebráveis.

Quebrar coisas é uma das vantagens dos caminhões, então é sempre bom aproveitar quando existe a chance. Não há muito motivo para isso, mas é simplesmente legal! Dust Devil tem um vilarejo com várias cabanas de madeira e um montão de carcaças de carros abandonados, basicamente um playground para caminhões!


5º lugar: The Tenderizer


Confesso que não via muita graça na Tenderizer quando jogava na época, mas hoje em dia gosto bastante dela. Ela fica nas fendas dos canyons e é basicamente o submundo do Monument Valley, trocando as paisagens ensolaradas pelas passagens escuras, irregulares e infestadas de rochas.

Por boa parte da pista não existem rotas alternativas e ela ainda oscila entre caminhos amplos e passagens estreitas, o que é basicamente a fórmula para instalar o caos na corrida. Todo mundo tem que compartilhar o espaço, então os carros se atracam, formam uma manada, destroem os mais fracos e fazem uma guerra para ver quem chega na frente. Oras, esse é o espírito Motorstormer!

E as pedras naturais no meio dos caminhos são excelentes obstáculos! Basicamente os organizadores do festival não precisaram fazer nada para que esse local se tornasse uma pista insanamente traiçoeira, ela estava lá só esperando por eles!


4º lugar: The Grizzly


Eu sempre achei que o jogo devia variar as corridas de selo dourado - aquelas em que se pode usar qualquer veículo - entre todas as pistas, mas não foi o que fizeram. Todas essas corridas são feitas na The Grizzly e, como resultado, temos essa pista simpática que nos deixa aproveitá-la da maneira que preferirmos.

E ela realmente é uma boa escolha para isso. É cheia de caminhos, tem lugar para todo tipo de veículo e é uma pista razoavelmente fácil, com caminhos largos e poucos perigos escondidos.

Claro, temos aquela ROCHA GIGANTESCA logo na frente de uma rampa, o que pega praticamente qualquer principiante de surpresa, mas fora isso ela não é uma pista sacana. E a pedra até se torna algo positivo depois, pois fica bem depois da linha de chegada e então podemos concluir a corrida mandando nosso veículo direto para a perda total, assim como fazemos com as explosões de turbo.

Aliás, The Grizzly é uma pista doida e começa a corrida no meio do circuito, fazendo com que a gente dê meia volta até começar de fato a primeira volta! É algo até estranho de se acostumar!


3º lugar: Sidewinder Gulch


A Sidewinder é que nem a Grizzly, tem caminho perfeito para todo mundo, com a única diferença de que essa é a pista mais traiçoeira do jogo!

Você pode estar no seu próprio caminho sem um carro maior para te incomodar, mas por si só ela é cheia dos perigos e apresenta um desafio considerável com seus saltos, curvas bruscas e espaços estreitos. Dominá-la é um desafio, mas é muito divertido e recompensador!

Legal que na primeira metade os caminhos são separados, mas sempre próximos um do outro e eventualmente se cruzam, com o potencial de um desastre, mas na segunda metade a área se abre muito e os caminhos passam a ser bem mais solitários, juntando-se novamente só na reta final.

Outra característica que gosto muito na Sidewinder são as curvas inclinadas com chapas de metal. Elas tornam as curvas mais divertidas, rápidas e também mais perigosas, se tornando uma das coisas mais legais da pista.


2º lugar: RockHopper


Pistas em locais altos costumam estar entre as minhas favoritas da série e o primeiro jogo é o maior exemplo disso. Nosso percurso em RockHopper, como o nome sugere, é pulando incessantemente de pedra em pedra.

O percurso é até bem simples se olharmos o mapa, com apenas duas grandes curvas, mas o caminho nessas retas é divertido demais, temos rampas para todo lado e precisamos mirar bem nossos saltos, pois um erro pode nos mandar penhasco abaixo.

E visualmente acho a RockHopper a mais interessante das pistas. As plataformas montadas para as curvas são sensacionais e existem muitos elementos bacanas ao redor do percurso, como balões de ar quente, guindastes gigantes, aquela cobertura do grid de largada e até fileiras de caixas de som em suportes de metal.

Oras, o campeonato MotorStorm é uma grande festa e a RockHopper é a que mais me faz sentir no meio dessa festa!


E a pista mais legal de MotorStorm é: RainGod Mesa


Se eu precisasse resumir a experiência Motorstorm em uma pista, com certeza seria RainGod Mesa! E ela não tem caminhos alternativos ou lama, duas características bem importantes do jogo, o que significa que ela é simplesmente ótima!

RainGod Mesa aproveita da altitude de maneira ainda melhor que a RockHopper, estamos sempre na beira do penhasco e um pequeno deslize pode resultar numa longa queda livre.

A primeira parte dela já é traiçoeira. A rampa nos joga para uma curva super fechada que nos obriga a reduzir muito a velocidade, mas a seção seguinte é a mais perigosa e irregular da pista, então recuperar a velocidade enquanto podemos facilmente perder o controle do carro é uma adrenalina muito divertida.


E a curva na parede da mesa é simplesmente insana, a curva mais legal da série na minha opinião! A Sidewinder Gulch e a RockHopper podem ter curvas inclinadas nas estruturas da pista, mas a RainGod Mesa é que tem a versão natural, muito maior e muito mais empolgante.

Lembro que essa parte me surpreendeu muito na primeira vez que eu joguei e até hoje continua sendo o ponto alto da pista pra mim, sempre guardo meu turbo para usá-lo loucamente aqui e fazer a curva mais inclinada possível. E quando rola uma briga entre carros aqui também é sempre legal, pois a chance do que está embaixo desandar e cair de vez é muito grande.

E por esses motivos a RainGod Mesa é minha pista favorita! Comentem suas pistas favoritas também e até a próxima!

Comentários