Sonic the Hedgehog


Analisar clássicos bem populares é sempre um desafio. Vejam Sonic, por exemplo: todo mundo conhece e sabe que é incrível, o que mais há para ser dito?

Mas a verdade é que muitas vezes não pensamos muito no que faz esses jogos serem tão adorados e lembrados até hoje. Os primeiros jogos do Sonic eram extremamente impressionantes para sua época e é fácil deixar esses fatores passarem despercebidos quando jogamos décadas depois.

E eu também não gosto de começar analisando jogos no meio de uma série, então se eu quiser falar das aventuras mais novas do ouriço tenho que começar daqui!

Dessa forma sigam-me os bons para essa análise puxa-saco e vejamos o que faz Sonic ser tão sensacional!

Sonic the Hedgehog

Desenvolvedora: Sonic Team

Lançamento: 1991

Plataformas: Mega Drive



Em 1991, jogos de plataforma já existiam há alguns anos e já eram bem populares no mundo dos vídeo-games, mas Sonic conseguiu causar um impacto mesmo assim por ser mais dinâmico que os outros.

Os layouts da maioria dos outros platformers costumavam ser bem mais "quadradões", com blocos retos compondo o cenário e apenas um caminho para o final. A equipe de Sonic, por outro lado, encheu tudo com subidas, descidas, lombadas, túneis, loopings insanos e ainda colocou diversos modos de chegar ao final da fase.

Pode não parecer nada de mais hoje, mas em 91 era insano! As fases são grandes, com espaço para vários segredos, passagens secretas e muita variedade no gameplay, afinal dá para escolher um caminho diferente a cada vez que jogamos e levamos inúmeras jogatinas para explorar tudo.


E o controle do jogo é excelente. A principal característica do Sonic, claro, é a velocidade, e atravessar loucamente as fases com o ouriço é realmente muito divertido, aproveitando muito bem o design dinâmico que a equipe construiu.

Mas mesmo que você não corra tanto, se importando em pegar o máximo de anéis ou tendo cuidado com os perigos que podem surgir, o jogo continua divertido. Fases como a Marble Zone e a Labyrinth Zone, que não permitem uma correria tão desenfreada, também são divertidas.


...

Sim, eu gosto da Labyrinth Zone. Claro que é uma daquelas fases malditas que traumatizavam nossas infâncias e nos deixam tensos mesmo jogando muito tempo depois, mas passei a gostar dela eventualmente. Ela é pelo menos melhor que a Spring Yard e a Scrap Bain, ora bolas!

Mas, ainda assim, devo dizer que é um tanto contraditório colocar a velocidade como ponto forte do protagonista e então nos impedir de correr ou mesmo punir o jogador por ser veloz demais. Várias vezes somos surpreendidos por um inimigo que não tínhamos como saber que estava lá e então nos arrependemos por correr, o que não deveria acontecer.


Outro ponto que Sonic influenciou muito nos anos 90 foi o cliché do "mascote com atitude". Personagens como Crash, Spyro e Gex não seriam os mesmos se não fosse o ouriço mostrando como é ser um personagem descolado. E, por mais que esse cliché tenha vários péssimos exemplos nas costas, Sonic é excelente, com um design muito bom e um grande carisma.

Também podemos dizer coisas parecidas do Robotnik, que certamente é um dos vilões mais icônicos dos games e já mostra muito carisma nesse primeiro jogo com sua obsessão por máquinas e robôs.

E a gente nunca se cansa dele, ainda que ele seja o chefão de todas as lutas do jogo. Isso não se deve só ao seu carisma, mas também porque todas são divertidas, desde a icônica bola de demolição da Green Hill Zone até a criativa fuga da Labyrinth Zone.


Aliás, não falamos da história até agora (afinal é um jogo de plataforma do começo dos anos 90 e ninguém liga pra isso), mas vamos lá:

Sonic vivia tranquilamente em sua ilha verdejante com seus amigos baixinhos, descalços e menos descolados, até que num dia eles simplesmente começam a desaparecer. O motivo por trás disso é o Dr. Ivo Robotnik, um cientista insano que invadiu a ilha e está transformando toda a vida animal em um exército de robôs.

E ele nem mesmo respeita as espécies, você podia ser um coelho e virar uma piranha-robô. INSANO, EU TE DISSE!

Robotnik está buscando as Esmeraldas do Caos, artefatos místicos que dão muito poder para o dono, para então DOMINAR O MUNDO, é claro.

E é só isso que temos de história, mas é o suficiente. Claro que muito do que conhecemos da mitologia de Sonic é por causa das suas muitas sequências, mas esse jogo cria muito bem a base para tudo o que viria. Temos excelentes personagens centrais, uma rivalidade muito bacana e as Esmeraldas do Caos, que ainda serviriam para muita coisa no futuro.


Muito bem, já vimos que Sonic impactou o mundo dos games tanto com o gameplay como com os personagens, mas isso nem é tudo, pois ele também impressionou a todos nos quesitos técnicos, principalmente nos gráficos.

Na época estava claro que o SNES era superior ao Mega Drive no hardware, mas como a equipe queria bater de frente na Nintendo eles se esforçaram para exibir o poder do Mega e conseguiram, pois o jogo é muito bonito.

As cores e o sombreamento são excelentes e cada elemento do cenário tem volume na tela, mesmo sendo em 2D. Juntando isso com a velocidade do gameplay e a direção artística, que fez com que cada fase tivesse seu charme único, temos um jogo impressionante de se ver.

Considerando que ainda estávamos no meio da vida do Mega Drive tenho certeza que isso inspirou muitos outros estúdios a se esforçarem, o que trouxe resultados ainda mais impressionantes nos anos seguintes.

Outro ponto muito marcante do jogo é a música. Antes de jogar novamente para essa análise eu tentei me lembrar dos temas de cada fase e consegui de quase todas, me esquecendo só da última, afinal foi a que menos frequentei em todos esses anos. Isso é algo que poucos jogos conseguem, mesmo que eu goste bastante da trilha sonora, o que mostra como as músicas de Sonic são memoráveis, além de muito divertidas.


VEREDITO

PONTOS POSITIVOS
• Level design dinâmico
• Vários caminhos para o final da fase
• Ótimo controle do Sonic
• Sonic e Robotnik estão entre os personagens mais icônicos dos games
• Visuais impecáveis
• Trilha sonora marcante


PONTO NEGATIVO
• Às vezes o jogo nos pune por sermos rápidos demais


Sonic teve altos e baixos na carreira, mas continua sendo amado por causa de jogos como esse, que são sensacionais. Eles caprcharam em todos os aspectos e o resultado foi ótimo, um jogo impressionante em 1991 e divertido até hoje.

Esse e o segundo jogo são bem nostálgicos para mim e até hoje estão entre aqueles títulos que me fazem lembrar porque gosto de jogar vídeo-game. Um grande clássico!

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