Do pior para o melhor - série MotorStorm
Eu fiquei triste quando a Sony fechou o Evolution Studios. Eu até entendi os motivos - o Apocalypse vendeu pouco, o Driveclub foi um fiasco no lançamento e etc -, mas eu realmente estava esperando o dia em que eles voltariam ao MotorStorm com tudo e fariam um grande novo jogo para o PS4.
Oras, agora daria para chegar bem mais perto daquele vídeo insano da E3 2005!
Claro que a Sony ainda pode seguir com a série, mas é mais difícil contar com isso agora que o estúdio original (e até o estúdio BigBig, que fez o Arctic Edge) já não existem mais.
Mas tivemos cinco jogos e alguns deles excepcionais, fazendo com que a série se tornasse uma das minhas favoritas do gênero. Joguei muito cada um, já fiz minhas análises aqui no blog e agora é hora de fazer o ranking e ver qual é o MotorStorm supremo! Acompanhem-me!
5º lugar - MotorStorm RC (PlayStation3 e PlayStation Vita)
Eu achei a ideia de MotorStorm RC bem interessante quando a ouvi pela primeira vez. Não estaria no nível dos outros, mas tinha potencial de ser uma experiência muito divertida, pegando as ideias da série e transformando em algo mais descontraído e despretensioso.
Só que ao ouvir a proposta do jogo eu imaginei algo com um gameplay padrão, com a câmera atrás do jogador assim como Re-volt ou Smash Cars, mas o que recebemos foi algo com a câmera de cima, o que na minha opinião é uma opção muito inferior.
Com a câmera atrás a sensação de velocidade e a adrenalina são muito maiores, mesmo sendo uma versão em miniatura dos outros jogos. Na verdade ser menor até teria suas vantagens: elevações no terreno seriam muito mais significativas, as estruturas da pista poderiam ser ainda mais absurdas e talvez até pudéssemos capotar pela pista sem maiores problemas.
Do modo como MotorStorm RC ficou as corridas quase não têm emoção, o gameplay não é interessante e ele não lembra praticamente em nada o resto da série, exceto pelos cenários dos outros jogos que são visitados.
Esse jogo vendeu até bem na época, mas considero uma grande bola fora da Evolution, que poderia ter feito algo bem mais legal para o PS Vita.
4º lugar - MotorStorm Apocalypse (PlayStation 3)
Veja a análise completa aqui
Apocalypse foi o primeiro jogo da série que vi ser anunciado, esperei ansiosamente pelo seu lançamento e adorei o jogo na época, mas depois de tantos anos minha opinião sobre ele mudou bastante.
Que ele é divertido não há como negar. Ver prédios caindo bem na sua frente, trens descarrilando e pontes balançando é simplesmente alucinante e correr pelos destroços a toda velocidade é sensacional. Por mais que tenhamos Split/Second e Fuel, que também usam destruições desse tipo, Apocalypse tem suas peculiaridades e diverte bastante qualquer fã de corrida arcade.
Mas, por outro lado, ele coloca a série em certos caminhos que não considero bons. Pontos fortes dos jogos anteriores perdem importância, como as diferenças entre as classes, a violência entre os veículos e o próprio cenário off-road, enquanto a série ganha novidades bem diferentes, como o cenário da cidade, o caos do terremoto e até uma história para acompanhar.
Digo, a gente não espera muita coisa da história de um jogo de corridas, mas a trama do Apocalypse é chata demais! Os personagens nunca cativam, os diálogos são bestas e mesmo a arte não é interessante de se ver, então foi uma adição bem desnecessária.
Uma característica bacana foi a customização dos carros, mas a Evolution teve a brilhante ideia de usar o modo online para liberar quase todas as modificações e até mesmo os carros, então se você for jogar hoje não vai ter quase nada! Mas que mancada!
Por esses motivos eu já não consigo considerá-lo um grande título dentro da série, por mais que tenha suas qualidades, então fica nesse quarto lugar.
3º lugar - MotorStorm Arctic Edge (PSP e PlayStation 2)
Veja a análise completa aqui
Oras, a própria Evolution não foi capaz de fazer um bom MotorStorm para o portátil da Sony, mas o estúdio BigBig foi!
Entre os jogos da série, Arctic Edge é o mais esquecido (tanto que o Apocalypse é chamado de "MotorStorm 3" no Japão), mas acredito que isso se deve ao fato de ter sido lançado para PSP e PS2 enquanto os fãs da série estavam no PS3, pois o jogo em si é divertido.
Ficou abaixo dos dois primeiros jogos, isso não há dúvida, mas traz todos os pontos fortes da série e dá para ver que não pouparam esforços para fazer com que fosse uma experiência autêntica MotorStorm.
O Alasca como novo cenário é ótimo, muito diferente dos dois primeiros e também abre espaço para bastante criatividade nas pistas. Temos pontes de gelo que se quebram com o peso dos veículos mais pesados e até mesmo áreas de avalanche, onde uma simples buzina pode trazer toneladas de neve sobre os azarados no caminho!
Diz aí se isso não é algo super legal?
O jogo também aproveita o tema gelado para adicionar duas novas classes de veículos, os Snow Mobiles (motos de neve) e os Snow Cats (caminhões limpadores de neve), o que também é sensacional! Elas encaixam tão bem na ideia do jogo que são sempre minhas preferências quando jogo ele!
Dessa forma Arctic Edge conseguiu me agradar bastante, mesmo vindo de outro estúdio e sendo lançado em consoles mais fracos, conquistando esse terceiro lugar!
2º lugar - MotorStorm (PlayStation 3)
Veja a análise completa aqui
E chegamos no jogo original!
O primeiro MotorStorm é responsável por tudo que a série representa e isso significa muito, afinal as únicas vezes que a fórmula do jogo foi mudada radicalmente (no Apocalypse e no RC) foi para a pior, mostrando que o festival poeirento do Monument Valley já tinha tudo que a série precisava!
As maiores fraquezas do jogo estão em quesitos técnicos, como os longos loadings, e na falta de certos conteúdos, como o multiplayer local e as corridas únicas. No resto ele é sensacional!
As pistas, por mais que venham em pequeno número, são bem complexas e têm um design impressionante. Eu descobria caminhos novos mesmo depois de jogar bastante tempo e ainda lembro de uma vez que coloquei minha irmã para jogar na The Grizzly, a vi indo para um local totalmente estranho e já estava dizendo "NÃO NÃO, NÃO É POR AÍ" quando percebi então que aquela entrada era realmente um caminho alternativo!
Um caminho bem bizarro numa fenda da montanha e que nunca cheguei a usar de verdade, mas só de existir e ficar lá escondido tanto tempo me surpreendeu bastante!
Outra parte importante da fórmula é a mistura das classes e é algo que esse jogo já fazia extremamente bem. Seja fugindo de um caminhão usando uma moto ou atropelando as motos com um caminhão, as corridas ficam muito mais divertidas e caóticas por causa disso.
Aqui vemos que o jogo não precisava de terremotos ou tanques de guerra, a própria briga entre os carros já era o suficiente para criar o caos. E assim o jogo original merece esse segundo lugar!
1º lugar - MotorStorm Pacific Rift (PlayStation 3)
Veja a análise completa aqui
Esse é o meu jogo favorito da série e também o meu jogo de corrida favorito do PS3!
Pacific Rift pega tudo que o jogo original fez, conserta o que era necessário e coloca bem mais conteúdo, criando um pacote ainda mais cativante e divertido. Quem gostou do primeiro não tem motivos para não adorar esse segundo.
As pistas, que são o coração da série, continuam com um design impressionante, mas agora temos o dobro do número e mais variedade, pois a ilha do novo festival oferece desde praias de cartão postal até vulcões entrando em erupção. As pistas são extremamente diferentes entre si e cada uma tem seus motivos para nos conquistar, seja o perigo insano da The Edge, o layout complexo da Sugar Rush ou os saltos e curvas em alta velocidade de Riptide.
E eles ainda fizeram o ambiente afetar o nosso turbo com a presença da água e da lava, uma característica bem divertida!
Na parte dos carros temos a maior seleção da série, com 99 modelos, incluindo a estreia dos Monster Trucks, que é uma classe sensacional. Se fosse fazer uma lista dos meus veículos favoritos da série a maioria certamente seria desse jogo!
Até sinto falta de alguns modelos específicos do primeiro jogo (como o belo Surger viatura de polícia), mas para compensar temos muitos modelos novos legais, como um clássico dos anos 50, um monster truck dinossauro, um caminhão caçamba gigante ou um carro forte militar. Diria que é mais que o suficiente!
Se a série seguir (posso sonhar, não posso?), eu diria que a maior influência deve ser esse jogo, pois é sem dúvida o melhor entre eles!
Esse é o meu ranking da série MotorStorm! Se você também é fã da série comente qual o seu e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário