O que gostaria de ver num novo MotorStorm


Ao passar do PS3 para o PS4 eu estava animado para o lançamento de Driveclub, simplesmente por ser da Evolution Studios, mas mesmo assim não via a hora de deixar os esportivos reluzentes para trás e ver a equipe voltando para o que realmente faz melhor: carros, motos e caminhões cheios de poeira ou lama se atracando num combate mortal até a linha de chegada!

Ora bolas, por mim nem precisavam ter feito Driveclub, podiam ter ido direto para o novo MotorStorm!

...

O que provavelmente teria dado mais certo e não faria a Sony fechar o estúdio tempos depois, mas nem tudo é como a gente quer...

Sendo assim, as chances de termos um novo jogo na série são poucas, mas hoje é dia de ser hipotético e ignorar quais são as chances, então sigam-me os bons para minha lista de desejos num novo MotorStorm!




WE HAVE TO GO BACK!


Dos cinco jogos da série, eu considero facilmente que o Pacific Rift foi o seu auge, então na hora de ressuscitar a série eu certamente desfaria certas mudanças que surgiram depois.

A primeira coisa obviamente é o cenário, pois é no off-road que a série realmente brilha, mas falemos disso mais tarde.

Temos também algumas classes de veículos introduzidas no Apocalypse que são bem dispensáveis (superbikes, choppers, superminis, supercars e muscle cars). Além de algumas não parecerem boas opções para o off-road, todas essas classes são variações pequenas de classes que já existiam antes e isso as torna desnecessárias. O legal é ter diferenças notáveis entre elas, ter classes tão parecidas acaba só atrapalhando o sistema do jogo.

E outra coisa que podemos tirar é a história, algo que jogos de corrida não precisam. MotorStorm já tem o contexto bacana do Festival e isso é o suficiente para cativar o jogador. É legal selecionar motoristas, como no Pacific Rift, e poderíamos muito bem ter uma seleção maior ou até um modo de customizá-los, mas seguir uma história com personagens rasos só pra dizer que temos uma história não vale a pena.

Com essas coisas fora do caminho podemos seguir adiante, então continuemos!


O local


Uma ideia que sempre vem à cabeça quando falam de um novo MotorStorm é fazer logo um "World Tour", aproveitando diversos locais ao redor do mundo, talvez até revisitando locais parecidos com os dos primeiros jogos e assim alcançar uma enorme variedade de cenários.

Eu sinceramente não acho que essa seja a melhor ideia.

Se anunciassem um MotorStorm World Tour eu também ficaria animado, é claro, mas parte da identidade da série é ter o festival instalado num local específico, sendo que o local chega até mesmo a influenciar os visual de certos carros disponíveis. Espalhar as pistas pelo mundo quebraria essa característica, mesmo que cada local tenha seu próprio festival.

E ora bolas, usar um só local funcionou perfeitamente nos jogos passados, alcançando inclusive uma boa variedade de cenários no Pacific Rift, então não é como se isso fosse um problema.

Sendo assim eu gostaria de ver o próximo jogo num só cenário, seja na África, na Europa, na Austrália ou qualquer outro canto.


Mas meu verdadeiro desejo - que é muito específico, então não é como se realmente esperasse isso - é ver o festival desbravando as ruínas de uma civilização perdida, com templo enormes e tudo mais, ao maior estilo Tomb Raider mesmo!

Dentro desse tema eu vejo duas opções, uma sendo em ruínas maias ou astecas da América Central e outra em ruínas do Egito. Os dois tipos de ruínas são legais, mas nas astecas teríamos uma variação maior de cenários (florestas, rios, montanhas e etc), enquanto na segunda teríamos um cenário novo (o deserto do Saara) mas que ao mesmo tempo dá um certo tom nostálgico com o deserto do Monument Valley.

Ok, talvez esse seria um dos únicos casos que eu aprovaria totalmente ter dois festivais! Lançar dois jogos com o tema de ruínas não faria sentido e desperdiçar um dos cenários seria triste.


As ruínas não precisam aparecer em todas as pistas, afinal exagerar demais poderia deixar a ideia meio batida, mas acho um tema bem legal de se explorar. Imaginem só um "RainGod Temple" se passando num templo na beira da montanha, ou uma pista que incluísse câmaras internas de uma pirâmide, com algumas armadilhas no caminho e passagens estreitas que apenas motos e quadriciclos poderiam passar.

Ruínas já são legais, um cenário desses misturado com as coisas que a equipe MotorStorm geralmente faz nos cenários me parece ter muito potencial!


Efeitos climáticos


Se já tivemos terremotos e tornados, acho que incluir chuva e efeitos mais leves não é pedir muito, certo?

Claro que eu não ia querer um sistema scriptado como o de Apocalypse, mas sim um sistema mais dinâmico que realmente mexesse com nosso modo de encarar o jogo, afinal uma chuva forte no meio de uma trilha off-road tem seus efeitos.

Até mesmo um sistema mais dinâmico de dia e noite seria legal. Não existem muitas corridas noturnas na série, mas dá para explorar isso e essa variação também tem potencial para mexer na nossa forma de jogar.


Atividades do festival


Como disse, parte do carisma de MotorStorm é o contexto do festival, onde todos os lunáticos por off-road se juntam e ocupam um local inóspito do planeta.

Mas o festival não se trata só das corridas, nas cutscenes vemos shows de rock, competições em circuitos fechados e pessoas destruindo carros sem nenhum motivo aparente, então acredito que poderíamos expandir os modos de jogo com outros eventos automobilísticos, desses que acontecem bem no meio da galera mesmo.


Um modo que eu criaria com toda a certeza seria uma arena de batalha, veículos se atracando na lama até sobrar só um encaixaria perfeitamente no clima da série! O último game que joguei com modos desse tipo foi Dirt Showdown, um título que me divertiu bastante, e acredito que MotorStorm seria uma série perfeita para isso.

Muitos jogos já implementaram esse modo, mas o diferencial aqui poderia ser misturas entre as classes, assim como acontece nas corridas. Claro que num evento desse não poderíamos jogar um buggy contra um monster truck, mas colocar um monte de buggies tentando sobreviver à fúria de um monster truck funcionaria perfeitamente, ou pilotar um caminhão e ter que aguentar várias ondas de carros menores.


Motos e ATVs também poderiam ter eventos próprios com o objetivo de fazer saltos e manobras impressionantes para o público. Não me parece uma ideia tão sensacional quanto as batalhas, mas também seria bem-vinda.

Mas é claro que esse tipo de adição não deve de modo algum tomar o papel central do jogo. Corridas são a essência e devem continuar sendo, esses seriam apenas passatempos para variar um pouco as coisas!


Veículos


Como disse antes, acredito que as classes específicas demais deveriam sair do jogo, voltando para a seleção do Pacific Rift (motos, ATVs, buggies, carros de rally, racing trucks, mud pluggers, caminhões e monster trucks).

Se for para introduzir algo novo acredito que apenas uma classe já seria o suficiente, mas mesmo sendo só uma não consigo imaginar uma classe que seria suficientemente diferente, então não me importaria em ver exatamente a mesma divisão.

Mas algo que eu mudaria seria o modo de desbloquear cada modelo. Até agora tem sido bem básico (chegue num ponto do festival, alcance um número específico de pontos e etc) e não há nada de errado nisso, mas eu faria diferente. Poderíamos ganhar dinheiro com cada corrida e então usá-lo numa loja dentro do festival, onde todos os carros estariam disponíveis mas com preços bem diferentes.


Depois de comprar carros também seria legal ter a opção de usar nosso dinheiro customizando nossa coleção, num sistema parecido com o do MotorStorm Apocalypse (tirando a idiotice de liberar pelo online, é claro).

Talvez seria legal ter modificações de performance, mas já deve ser um baita trabalho balancear oito classes de veículos e seria complicado deixar tudo ainda mais complexo, então acredito que ficar só nas customizações estéticas seria o melhor caminho.


Aliás, os carros da série sempre foram cheios de adesivos de patrocinadores, mas isso nunca significou nada. Não seria legal se pudéssemos realmente receber patrocínio das marcas, ganhando mais dinheiro pelas corridas, e só então ter seus logos estampados nas nossas latarias?

Ok, talvez não faria muita diferença, mas é um detalhe que eu incluiria!



Radio Storm


Mais um detalhe que poderia ser insignificante - ou mesmo odiado por muitos jogadores -, mas eu sempre gostei de jogos com estações de rádio (principalmente GTA, que faz isso de forma excepcional), então um toque final que eu daria para a imersão no festival seria transformar a trilha sonora do jogo numa estação de rádio tocando especificamente dentro do festival.

Oras, alguns carros da série até têm o adesivo da "Radio Storm USA"! A marca já está pronta, é só montar a estação no meio das instalações do festival.

Teriam que deixar a opção de remover o DJ, justamente para os que odeiam isso, mas eu acharia um detalhe bacana! Ele poderia muito bem narrar um pouco da corrida entre as músicas, falar alguma bobeira sobre a pista e etc!


MotorStorm merecia voltar!


Diabos, MotorStorm é uma série cheia de personalidade e com conceitos muito bacanas, não termos mais jogos da série faz uma grande falta.

Na verdade acho que todo o gênero de corrida enfraqueceu nessa geração. Outras séries como Burnout e Midnight Club também estão esquecidas, não surgiram grandes novos títulos para tomar seus lugares e séries mais famosas como Need for Speed já não têm o mesmo prestígio de antes. Espero que isso mude logo!

Comentários