Aberturas incríveis - Corrida


Dizem que a primeira impressão é a que fica, e ao começar um jogo a primeira chance que ele tem para ganhar a nossa simpatia é com um vídeo de abertura. Uma boa abertura já deixa o jogador empolgado antes mesmo de começar a jogatina e pode ser um dos pontos mais marcantes e memoráveis de todo o jogo!

E fica ainda mais fácil se o jogo for do tipo que não precisa se preocupar com spoilers, o que pode explicar porque o gênero de corrida tem tantas aberturas incríveis! Não existem limites, eles podem mostrar tudo que o jogo tem a oferecer!

Então fiz aqui uma seleção de 10 aberturas de jogos de corrida que gosto muito! A única regra vai ser de que nenhuma série vai aparecer mais que uma vez, afinal algumas têm uma penca de jogos e não queremos deixar a lista repetitiva.

Sem mais delongas, vamos aos jogos!



Ridge Racer Type 4 (1998)



Sabe como eu sei que essa abertura é magnífica? Porque Ridge Racer 4 é excelente e pra mim a abertura continua sendo a parte mais memorável de todo o jogo!

Ela fica intercalando cenas frenéticas da corrida e cenas tranquilas da bela Reiko Nagase caminhando pela cidade, até que o salto do seu sapato quebra e ela descola uma carona com um dos pilotos. Ele para no meio da pista, espera a garota se aproximar, entrar no carro e ainda assim consegue vencer a corrida sem problemas.

Aliás, a Reiko é a garota da largada nesse e em outros jogos da série, o que significa que vemos aqui como ela entrou no ramo ou um dia em que ela estava terrivelmente atrasada para o seu trabalho!

É sensacional como essa abertura não só transmite bem o espírito do jogo, mas também conta uma mini história dentro dos seus dois minutos e poucos segundos, conseguindo conectar a ação da corrida com uma situação completamente diferente.

E a oscilação entre a adrenalina e a calmaria fica mais legal por conta da música "Urban Fragments", que foi criada para o jogo e é bem empolgante. Toda a trilha do jogo é boa, mas essa é a mais memorável e a maior responsável pelo ritmo contagiante dessa excelente introdução.


Gran Turismo 2 (1999)



Se não bastasse ter que escolher entre os jogos da série Gran Turismo, o segundo jogo ainda tem três versões diferentes para a sua abertura.

As cenas são parecidas, mas música muda um bocado, com o tema "Moon over the Castle" na versão japonesa, a música "My Favourite Game" na americana e uma versão remixada da mesma na europeia. Minha favorita é a americana, acho que a música encaixa bem demais e geralmente prefiro versões originais ao invés de remixes, mas as três são ótimas.

Algo muito bom é que elas não só mostram o espírito do jogo, mas dão um panorama do mundo das corridas. Temos imagens dos primórdios das corridas, no começo do século XX, e de várias modalidades, carros e locais diferentes, mostrando bastante coisa legal e sendo capaz de despertar um interesse maior do jogador pelo tema.

Eles ainda aproveitam para exibir seus visuais super realistas (para os padrões do PS1, é claro) e realmente convencem. Alguns filtros, alguns ângulos mais vantajosos e essas imagens in-game se mesclam sem problemas com as imagens reais. O resultado é muito bom!


Need for Speed Hot Pursuit 2 (2002)



Não saberia dizer qual meu NFS favorito, mas falando de aberturas o Hot Pursuit 2 segue sendo a melhor, numa única sequência os produtores colocaram todas as características legais do jogo.

Carros exóticos lindões? Confere! Correr em estradas comuns desviando do tráfego? Também! Policiais perseguindo e montando bloqueios? Estão lá! Caminhos alternativos para despistar os tiras? Yep yep!

Mas, quando os rachadores acham que se safaram lindamente, uma Lamborghini Murciélago viatura aparece para persegui-los de verdade. A cena final é um take a la Matrix com os dois rachadores e a viatura no meio de um salto, sem mostrar um verdadeiro vencedor da perseguição, afinal é um jogo onde podemos ser tanto o fora-da-lei como o policial. Oras, mas que bela abertura!

A música também combina bem com tudo e ajuda para que a abertura seja tão memorável. Na minha opinião ela só fica atrás da "Fever for The Flava" (que toca no menu principal) na lista das músicas mais marcantes do jogo.


Burnout 3: Takedown (2005)



Eu adoro a série Burnout, mas ela não costuma ter aberturas muito interessantes. Os dois primeiros nem têm nada, o Revenge quer explicar ABSOLUTAMENTE TUDO DO JOGO na abertura e se torna um saco e então os únicos que se salvam são o Paradise e o 3, sendo que esse último sai ganhando.

E o que essa abertura nos mostra? Tretas automobilísticas em alta velocidade, ora bolas! Latarias se ralam, faíscas voam, carcaças capotam e carros explodem, um belo resumo do que o jogo se trata!

"Lazy Generation" não é a minha música favorita do jogo (esse título vai para a "I Wanna be Sedated"), mas embala bem as cenas frenéticas e a câmera nervosa também ajuda esse ritmo. Gosto bastante, inclusive, das cenas em que a câmera fica pulsando junto com as batidas da música. É uma abertura empolgada, alucinante e literalmente explosiva, então é perfeita para nos dar a primeira impressão do jogo!


WipEout Pure (2005)



A série WipEout tem uma estética bonita demais e várias aberturas legais, mas a de Pure é a que mais me agrada por justamente ser uma grande dose de colírio futurista.

Essa é uma introdução que não mostra nem um pouco da ação frenética das corridas, mostrando apenas a modelagem de uma das naves do jogo, mas como estamos falando de uma série futurista acho legal como focaram nesse diferencial, pois o resultado é ótimo. É quase hipnotizante ver cada peça se formando na nave, principalmente com o visual clean e a música eletrônica característica da série ao fundo.

Até mesmo a aparição do logo no final é suave e calma, com cada letra surgindo no fundo branco enquanto a música desaparece. É quase como se realmente fosse um vídeo institucional do torneio dentro do mundo do jogo, é bonito demais!


MotorStorm (2007)



Para um jogo que coloca caminhões competindo com motos no meio da lama e da poeira, MotorStorm tem uma abertura quase poética!

As cenas de correria e destruição pelas pistas traiçoeiras só aparecem depois da metade, a primeira - e mais memorável - parte só tem cenas panorâmicas do deserto acompanhadas de uma narração e uma trilha de fundo. Mas as cenas são ótimas, a narração é formidável e a trilha deixa tudo mais épico, resultando numa abertura fenomenal!

Uma das maiores características de MotorStorm é que ele trata seu cenário como o personagem central. Cada pista é complexa, perigosa e o nosso maior adversário para vencer, por mais que a gente também arrume briga com os outros pilotos. E a introdução captura muito bem essa ideia de força da natureza e a pequeneza dos carros diante dos rochedos enormes do deserto, daquela perspectiva os carros são simplesmente insetos correndo pelo chão.

Nesse momento a gente percebe que o Monument Valley é realmente o coração do jogo e essa abertura já foi muito mais que o suficiente para me deixar empolgado!


MX vs ATV Untamed (2007)



Diabos, essa abertura tem proporções tão épicas que eu diria que é exagerada demais, mas ainda assim é uma bela apresentação!

No início do vídeo as máquinas do jogo simplesmente começam a surgir do meio da lama, areia, água e pedras, como se fossem... monstros titânicos? Deuses antigos? Forças da natureza?

Não sei ao certo e não faz o menor sentido, mas é apresentado com tanta energia e entusiasmo que não dá para não gostar, é simplesmente grandioso ver uma moto emergindo da lama ou um buggy saindo de uma duna enquanto a areia escorre pela sua lataria! A trilha de fundo também exagera ainda mais a grandiosidade e o resultado é muito bacana.

Depois ouvimos o ronco de um dos motores, como se fosse o despertar da fera, e então o resto da abertura mostra os quatro veículos correndo pelos cenários, espirrando lama pra todo lado e dando alguns pulos legais. A música épica continua, é claro, e assim a abertura toda se torna divertida demais de se ver.


DiRT Showdown (2012)



Showdown é um jogo de corrida, mas também tem muitos eventos de destruição, que são o diferencial em relação aos títulos principais da série DiRT e são o destaque nessa introdução.

O que temos é muita treta automobilística, assim como a abertura de Burnout, mas aqui é tudo numa só sequência sem cortes, a câmera se move para trás enquanto os carros passam, pulam por rampas, se chocam, capotam e param de funcionar no meio da arena. É uma abertura curta, com uns 30 segundos se não contarmos os logos, mas mostra muita coisa e o resultado é muito bom.

E, por mais caótico que seja ver os carros se atracando numa arena, a música eletrônica e os efeitos de luz no cenário deixam um tom mais "festivo" para toda a destruição. Temos uma roda gigante, labaredas e um show de fogos de artifício, esse caos todo é basicamente um espetáculo! E o logo do jogo ainda vem na forma de um letreiro de neon, uma forma bem legal de apresentá-lo e um toque final nessa ótima abertura.


F1 2013



Geralmente as aberturas dos jogos da Formula 1 são apenas imagens das corridas e das pistas com uma música de fundo, mas a de 2013 vai um pouco além, puxando bem mais o saco do campeonato e... faz isso muito bem!

A trilha, a narração e as cenas em si se juntam e dão um ar bem grandioso ao jogo e à modalidade. Assistir essa introdução te deixa com vontade de jogar, te deixa com vontade de assistir, talvez dá até uma vontade de se tornar um piloto! Ora bolas, isso mostra que é uma abertura muito competente!


Forza Horizon 2 (2014)



Como um jogador de PlayStation, eis uma série que eu realmente fico triste de ainda não ter experimentado!

A introdução do Forza Horizon 2 é sensacional por abordar um lado diferente da direção. Ao invés de algo frenético mostrando velocidades insanas e toda a adrenalina de uma corrida, temos algo muito calmo que evoca a sensação de liberdade ao dirigir e faz isso de uma forma excelente!

Com uma narração suave, uma música relaxante e uma sequência de super carros correndo em belos cenários, o resultado é um vídeo hipnotizante que não nos prepara para correr loucamente, mas sim para apreciar a nossa liberdade e os cenários ao nosso redor. Simplesmente magnífica!


Menção honrosa - Crash Team Racing



CTR quase não tem uma introdução no mesmo sentido que os outros da lista, apenas uma cutscene no começo do modo história, mas ainda assim devemos dar o mérito de que ele tem algo bem marcante sempre que iniciamos o jogo.

START YOUR ENGINES... FOR A SONY COMPUTER ENTERTAIMENT AMERICA PRODUCTION!

FASTEN YOUR SEATBELTS... FOR ANOTHER NAUGHTY DOG CREATION!


E assim terminamos a lista de hoje! Lembra de alguma outra abertura sensacional? Comente aí que eu posso colocá-la num próximo post. Até mais!

Comentários