MotorStorm


Eu gosto de dirigir agressivamente nos games desde que me lembro. Adorava Road Rash, Driver, GTA, Crash Team Racing, Twisted Metal, Burnout e vários outros. Muitas e muitas horas da minha juventude foram gastas simplesmente colecionando takedowns em Burnout 3.

Mas devo dizer que mesmo toda essa experiência em dirigir loucamente e partir para cima dos inimigos não me preparou totalmente para MotorStorm. Ele foi meu segundo jogo de corrida no PS3 (logo depois de Burnout Paradise) e raios, certas corridas aqui parecem com uma manada de animais selvagens atravessando a floresta como se não houvesse amanhã, sendo que no meio dela você pode ser um elefante, um rinoceronte ou uma gazela indefesa!

E pense numa manada caoticamente divertida! Por isso MotorStorm é uma das minhas séries favoritas de corrida, então vamos para a análise!

MotorStorm

Desenvolvedora: Evolution Studios

Lançamento: 2006

Plataformas: PlayStation 3



Pois bem, quais são as regras do campeonato MotorStorm?

Pfffff! Seu tolinho! Não existem regras aqui!

Todo mundo é jogado na pista e então vale tudo, pode socar o amigo do lado, empurrá-lo para as pedras ou mesmo atropelá-lo de vez, sem represálias. E uma das partes mais interessantes da fórmula MotorStorm é que são sete classes de veículos competindo ao mesmo tempo (motos, quadriciclos, buggies, carros de rally, racing trucks, mud pluggers e caminhões) e a dinâmica entre elas é sensacional!

O controle dos carros é excelente, o que já é impressionante pelo número de variações, e cada classe tem seus pontos fracos e fortes, depende do jogador saber lidar com eles para vencer.

Motos têm excelente aceleração e manobram muito bem, mas são frágeis como uma porcelana chinesa e devem evitar contato com as outras classes à todo custo; carros de rally são loucamente rápidos, mas odeiam qualquer superfície lamacenta ou esburacada; caminhões têm péssima aceleração e pouca velocidade, mas assim que pegam embalo não há nada que possa pará-los; e etc.


Essas diferenças desempenham um papel muito bom na prática. Jogar com uma moto ou com um quadriciclo é se sentir indefeso no meio dos carros maiores, mas assim que nos distanciamos ficamos muito felizes em aproveitar sua velocidade e agilidade, enquanto jogar com um caminhão nos deixa com inveja das motos e quadriciclos pulando e correndo à nossa frente, mas saber que poderemos passar por cima deles ao alcançá-los é uma ótima forma de compensar.

Honestamente acho sensacional como fizeram essa dinâmica funcionar. Colocar veículos tão diferentes competindo de igual pra igual parece impossível no papel, mas funciona surpreendentemente bem aqui e todos têm chance de vencer, independentemente do veículo.


E as variáveis dessa equação lamacenta e caótica aumentam com outro fator muito importante: as pistas!

São oito pistas ao todo, o que sem dúvida é pouco (ainda mais por não termos versões reversas), mas todas são muito bem projetadas e bem divertidas. Elas geralmente são complexas e possuem diversos caminhos diferentes, variando entre rotas altas, onde pulamos entre os rochedos do deserto, até as mais baixas, onde a lama domina todo o espaço.

Naturalmente, nem todas as classes funcionam bem em todos os caminhos. Motos odeiam lama, carros de rally preferem os caminhos mais planos e etc, então conhecer bem as características do seu veículo e os caminhos que valem a pena é crucial.

Mas mesmo sem essa questão seria fundamental se familiarizar com as pistas, pois elas são cheias de perigos. Um exemplo é a RainGod Mesa, que se passa na beirada de um penhasco e um simples deslize é o bastante para perder o controle e cair. Eu me lembro que sempre que colocava um amigo para jogar nessa fase eu dizia "na primeira vez não tem como evitar, você vai cair no penhasco" e era isso mesmo que acontecia!

Outro exemplo é a The Grizzly, que tem uma rampa de frente para uma PEDRA ENORME, então se você não souber dessa surpresa vai direto nela. A gente aprende a evitar essas partes mais óbvias rapidamente, mas mesmo depois de muito tempo de jogo é comum descobrir caminhos que não fazíamos ideia que existiam.


Alguns trechos ainda parecem ter sido especialmente criados para fazer todo mundo brigar e nesses casos é simplesmente empolgante ver tanto caos acontecendo ao seu redor, principalmente com um veículo mais frágil. Carros se atracam, alguns perdem o controle, outros explodem e capotam bem na sua frente, é um caos lindo de se ver!

E eu me enganei ao pensar que esse caos vem unicamente da mistura entre classes. Certas corridas colocam todo mundo no mesmo tipo de veículo e com isso a chance de todos se tornarem uma manada de carros se atracando é muito grande.

Com caminhões acaba sendo um pouco chato, pois são todos lentos, mas nas outras classes é interessante.


Todas as pistas se passam dentro do Monument Valley, uma área desértica dos Estados Unidos que fica entre o Arizona e o Utah. Isso acaba fazendo com que todas sejam um tanto parecidas visualmente, o que pode ser considerado um problema, mas é um sacrifício compreensível para um dos pontos fortes do jogo: a personalidade.

MotorStorm se trata de um festival off-road onde os lunáticos se unem, invadem um local inóspito e montam um acampamento gigantesco para expressar todo o amor que têm pelos seus carros sujos de poeira e lama. O Monument Valley é a essência do jogo e as pistas são praticamente personagens, existe uma ligação entre elas e o jogador e não seria a mesma coisa se elas estivessem espalhadas pelo mundo.

Acredito que só ao ver a sensacional abertura já dá para entender como isso funciona bem para o jogo.

Claro, existem vários jogos com pistas espalhadas que são ótimos, como o meu jogo de corrida favorito de todos os tempos, mas MotorStorm abre mão dessa variedade pela autenticidade e diria que vale muito a pena.


Vale falar também do sistema de turbo, que funciona de forma peculiar. Podemos usar sempre que quisermos, mas usá-lo esquenta o nosso motor e ao exagerar KABUM, o nosso carro explode como se fosse um foguete da ACME!

Por mais responsável que você seja é quase inevitável explodir por causa disso vez ou outra. Ou ainda podemos programar nossa explosão para a linha de chegada, vencendo numa grande bola de fogo mortal! É sem dúvidas o jeito mais divertido de completar a corrida!

Claro que às vezes pode dar totalmente errado: um pouco antes de escrever essa análise quis fazer isso com um caminhão, mas ele explodiu pra cima e então um buggy me ultrapassou quando estava a centímetros da linha de chegada. Eu me senti como o Dick Vigarista!


Os gráficos de MotorStorm foram bem criticados na época de lançamento por causa do vídeo de revelação, totalmente feito em CGI e tão surreal que nem mesmo o PS4 no seu ápice alcançou aquela qualidade visual, então ao ver a diferença os fãs pegaram suas tochas e invadiram o quartel-general da Sony para botar fogo em tudo e matar os envolvidos.

Ok, na verdade só reclamaram muito na internet, mas de qualquer forma ficaram revoltados.

Eles tinham razão, afinal a Sony mostrou algo totalmente mentiroso, mas é uma pena para os desenvolvedores - que não tiveram nada a ver com o trailer e também ficaram descontentes -, pois Motorstorm é muito bom tecnicamente e diria que o melhor entre os jogos de lançamento do PS3.

Um dos destaques é a deformação do cenário, pois nossa passagem pela lama deixa marcas que permanecem no resto da corrida, fazendo com que o visual da pista na primeira e última volta sejam diferentes. E os carros, apesar de não possuírem modelos impressionantes, também são afetados de forma bem convincente, ficando sujos de poeira e lama e se deteriorando com as batidas que sofremos.

As batidas mais fortes, inclusive, fazem nosso veículo explodir em dezenas de pedaços, desde pneus e partes da lataria até pequenas peças internas. Saber que modelaram os carros com todos os detalhes é bem legal!

Devo dizer que também gosto muito da iluminação. As corridas se passam em variadas horas do dia e certas combinações deixam o cenário muito bonito!


A trilha sonora é bem empolgante. Não é nada inovadora, mas tem várias faixas ótimas, incluindo Nirvana, Queens of the Stone Age e Slipknot, e serve muito bem para empolgar nossas corridas.

Certas músicas e bandas eu nunca havia ouvido falar, mas gostava demais sempre que apareciam e hoje em dia é impossível escutá-las sem lembrar do jogo, como Big Red Rocket of Love, Dolls (Sweet Rock 'n' Roll) e Automatic Thrill.

E os efeitos sonoros soam perfeitamente bem! Os motores de todas as classes roncam de uma forma bem convincente e a mistura de todos eles no meio da corrida complementa muito bem o clima da competição.


Mas é claro que o jogo não é perfeito, então vamos aos principais problemas!

O que mais me incomoda é que Motorstorm só possui o modo festival, com corridas pré-definidas, e o multiplayer online, que obviamente já foi desativado há muito tempo. Não existe a opção de multiplayer local, o que é muito triste, e nem mesmo um modo de corridas únicas, onde podemos escolher a pista e os carros participantes.

No modo festival existem combinações que acabam nem sendo feitas! E não existem motivos para não ter um modo livre, parece que essa possibilidade simplesmente não passou pela cabeça deles!

Outro incômodo ao jogar é que existem loooooongos loadings. Existe o loading para começar a corrida, que demora mas é até aceitável, e além dele temos loadings para carregar cada modelo e pintura na tela de seleção do carro! Essa parte incomoda demais!

Às vezes eu até desisto de ver todos os modelos disponíveis para a corrida simplesmente porque não quero esperar cada um deles carregar. Quando chegamos num ponto desses é porque a coisa é realmente crítica!

Ainda assim, considerando todo o resto essas duas falhas não são grandes. Os loadings incomodam muito e a falta dos outros modos é uma pena, mas nenhum desses problemas está na fórmula do jogo ou no gameplay em si, e isso significa que MotorStorm é muito divertido.

VEREDITO

PONTOS POSITIVOS
• Design de pistas exemplar

• Ótimo controle dos carros
• As sete classes funcionam muito bem juntas
• O caos das corridas é alucinante e super divertido
• Mecânica de turbo é muito boa
• Belos gráficos, principalmente pela deformação dos carros e das pistas
• Bons efeitos sonoros e músicas


PONTOS NEGATIVOS
• Sem multiplayer local ou modo livre
• Longos loadings
• Poucas pistas


MotorStorm é um dos jogos de corrida mais cheios de personalidade já lançados. Ele é sujo, caótico, alucinante, brutal e essas características estão estampadas em todo canto do jogo, desde o visual dos carros até os caminhos insanos de cada pista.

E a premissa do jogo parece totalmente impossível no papel, juntando todos os tipos de veículos em pistas cheias de caminhos alternativos, mas a Evolution projetou tudo de forma exemplar e conseguiu fazer tudo funcionar. Uma façanha de respeito, devo dizer!

Então se você gosta de corridas ele é sem dúvida uma boa pedida!

Comentários