Do pior para o melhor - série Burnout

Sair loucamente pelo tráfego é sempre divertido, mas é claro que nem sempre na mesma proporção. Burnout é uma das minhas séries favoritas de corrida e tem títulos excelentes, mas é claro que mesmo ela teve seus altos e baixos durante os anos.

A série surgiu em 2001, criada pela Criterion e publicada pela Acclaim, depois de dois jogos passou a ser publicada pela EA Games e eventualmente foi deixada de lado porque a EA perdeu o juízo.

Sério, deixar Burnout morrer foi uma decisão estúpida demais. Inicialmente até fez um certo sentido colocar a Criterion para fazer Need For Speed, mas depois de um tempo reduziram o trabalho deles para ajudar no desenvolvimento de outros jogos, como Star Wars Battlefront e Battlefield V, o que é uma baita mancada!

Mas estamos divagando. Eu já fiz as análises de (quase) todos os Burnouts existentes, então venham comigo e confiram quais deles devem ser aclamados e quais devem ser jogados na fogueira!




8º lugar - Burnout Crash! (PlayStation 3, Xbox 360 e iOS)


Não seria certo dizer que Burnout Crash é decepcionante, afinal na hora que qualquer um de nós viu o jogo pela primeira vez já era óbvio que seria uma grande piada perto dos outros da série. Claro, era muito mais barato e nunca tentou ser mais que um spin-off, mas ainda assim não há motivos para perder tempo com ele.

Digo, todo o jogo é baseado no modo Crash que vimos nos Burnouts do PS2, mas o fato é que o modo Crash desses jogos é MUITO mais interessante, sendo que é apenas um modo dentro de algo muito maior.

Burnout Crash está mais um jogo bobinho de navegador ou de celular (ele até foi lançado para celulares, na verdade) e só serve para ser a ovelha negra da franquia. A EA teria gasto seu dinheiro muito melhor num DLC do modo Crash Para o Burnout Paradise, uma coisa que realmente faria sentido e seria bem-vinda pelos fãs.

Aliás, eu sempre achei que o Crash tinha sido feito por outro estúdio, mas realmente foi a Criterion! Ora diabos, não esperava isso deles!


7º lugar - Burnout Legends (PSP e Nintendo DS)


Se for para esquecer completamente a existência de um jogo da série, Legends provavelmente será a vítima. E não é por acaso, pois ele não tem nada de especial.

Lançado para os portáteis da Sony e Nintendo, Legends só junta pistas e carros dos três primeiros jogos e reproduz o gameplay do Burnout 3. Se você estivesse doido para jogar um Burnout portátil e não ligasse para os sacrifícios técnicos (principalmente no DS), Legends seria uma boa pedida, mas em todos os outros casos não existe motivo para se importar com ele.


6º lugar - Burnout (PlayStation 2, GameCube e Xbox)
Veja a análise completa aqui


Sem querer desrespeitar o começo humilde dessa grande série, mas diabos, era humilde demais!

Não há nada de extremamente errado nesse primeiro jogo, mas ao mesmo tempo ele não tem nada do que faz a série ser tão especial nos jogos que vieram depois. Ao jogá-lo ele me parece aqueles jogos meio genéricos de fliperama, que diverte por um tempo mas que não é o tipo de jogo que eu me dedicaria por horas e horas.

As características mais marcantes da série surgiram depois, como o modo Crash (no Burnout 2) e os takedowns (no Burnout 3), então esse primeiro jogo só traz a fórmula mais básica mesmo, com as corridas no meio do trânsito.


5º lugar - Burnout Dominator (PlayStation 2)
Veja a análise completa aqui 


Dominator foi o único jogo principal da série que não foi feito pela Criterion, ficando nas mãos de outro estúdio da EA enquanto a Criterion fazia Paradise.

Obviamente o jogo não arrisca muita coisa, mas ainda assim toma uma mudança considerável em relação ao 3 e ao Revenge ao ressuscitar o estilo original do turbo, onde temos que usar tudo de uma só vez e podemos encaixar longos combos.

Os únicos deslizes que Dominator comete são tirar o modo Crash (o que não faz sentido, já que a ideia do jogo era juntar os elementos principais da série) e dedicar uma parte muito grande do modo carreira para desafios variados, ao invés de eventos mais legais como corridas e Road rages. Fora isso ele tem um gameplay divertido, as corridas se tornam bem alucinantes quando estamos dentro do combo e a presença dos takedowns também contribui bastante.


4º lugar - Burnout 2: Point of Impact (PlayStation 2, GameCube e Xbox)
Veja a análise completa aqui 


A partir daqui as coisas ficam realmente boas!

Burnout 2 vem antes da pegada mais agressiva da série e é um jogo de corridas mais padrão, mas é muito alucinante e consegue estar entre os mais legais do PS2.

Sua fórmula não tem nada a mais que no primeiro jogo, mas ele executa tudo de uma maneira muito melhor. Os combos de turbo vêm numa facilidade bem maior, o que cria velocidades absurdas e torna os obstáculos muito mais perigosos. Atravessar rodovias cheias de carros com um combo alcançando os x10 ou mais e saber que é preciso se arriscar para continuar esse combo é realmente empolgante.

Até dá dó de colocá-lo só em quarto lugar, pois ele é muito bom, mas a verdade é que a série alcançou outro patamar a partir do terceiro jogo, então essa posição é justa para ele.



3º lugar - Burnout Revenge (PlayStation 2, Xbox e Xbox 360)
Veja a análise completa aqui 


Depois de introduzir o gameplay agressivo em Burnout 3, a Criterion pensou "será que dá para deixar AINDA MAIS agressivo?" e o resultado foi Revenge, o jogo da série com mais carcaças de carros por metro quadrado.

Revenge faz uma grande mudança que não conquistou todos os jogadores, mas que é divertida pra diabo: poder bater no carros do tráfego, desde que não estejam na contramão ou sejam grandes demais. Ver uma fileira de carros e então passar por ela como se fossem feitos de papelão é absurdamente satisfatório!

Essa novidade é implementada no sistema de takedowns - ver um carro dando sopa e jogá-lo diretamente para um inimigo é espetacular - e também dá espaço para um novo evento, o Traffic Attack, que é exclusivo desse título e um dos mais divertidos da série.

Além disso temos pistas perfeitamente desenhadas, ótimas tanto para a velocidade como para o combate, e que ainda possuem caminhos alternativos, dando um novo nível de complexidade nas corridas. Com tudo isso Revenge é diversão garantida e consegue ser bem mais que um clone do terceiro jogo.


2º lugar - Burnout Paradise (PlayStation 3, Xbox 360 e PC)
Veja a análise completa aqui 


Mesmo não tendo tantos títulos, a série Burnout experimentou diversas ideias ao longo de seus jogos. A base de Burnout 1 e 2 eram as corridas no tráfego os combos de turbos, o 3 introduziu os takedowns e o Revenge veio com a ideia dos caminhos alternativos e de sair batendo em tudo. Paradise veio depois de todos eles, sendo o último jogo sério da franquia, e conseguiu a incrível façanha de juntar todas essas coisas num só jogo!

Os takedowns e o tráfego continuam sendo a marca da série, os combos de turbo aparecem nos carros mais velozes, os simples caminhos alternativos evoluíram para um mapa totalmente aberto e até o Traffic Check consegue retornar, aparecendo de forma menos absurda nos carros mais fortes.

Mas mesmo sem conhecer a série para entender como isso é impressionante, Paradise ainda é um baita jogo. As corridas são frenéticas, o controle dos carros é ótimo, independente do tipo, e Paradise City é um playground muito divertido, tanto para correr como para encontrar os trocentos colecionáveis que a equipe colocou no jogo.

De fato, diria que Paradise é o pacote mais completo da série Burnout. O gameplay tem muita variedade, o número de eventos é enorme e os desafios e colecionáveis têm o potencial para tirar muitas outras horas da nossa dedicação. É sem dúvida uma das melhores experiências de corrida tanto da série Burnout como da sétima geração!


1º lugar: Burnout 3: Takedown (PlayStation 2 e Xbox)
Veja a análise completa aqui 


Já disse aqui antes que considero Burnout 3 O MELHOR JOGO DE CORRIDAS QUE JÁ FIZERAM, então não tinha como ser diferente. Além de ser o melhor jogo da série, ele é também o mais ambicioso e arriscado.

Digo, a principal mecânica dos dois primeiros jogos eram os combos de turbo, mas ao fazer Burnout 3 a Criterion pensou "Nah, a gente não precisa disso" e o fato era que eles realmente não precisavam, pois a introdução dos takedowns foi perfeita e o jogo ficou excelente!

Aqui foi onde Burnout passou de uma série boa para um ícone dos jogos de corrida arcade. Os cenários e pistas são sensacionais, a sensação de velocidade é alucinante e fazer takedowns é viciante, tanto que muitas vezes ficamos bem mais focados em destruir os inimigos do que em vencer a corrida.

Takedowns continuam divertidos no resto da série, mas diria que nenhum deles dá uma sensação tão boa quanto o 3. O peso do carro, a velocidade e o contato com os outros carros é combinado de forma excelente! 

E eu disse que Paradise é o maior pacote pelo tanto de conteúdo, mas o 3 também tem uma penca de coisas para fazer e diria que são coisas que conquistam mais a nossa dedicação. 173 eventos no World Tour, recordes no modo Crash e os Signature Takedowns, que são ótimos desafios!

Aliás, é claro que não fizeram isso porque daria muito mais trabalho, mas esse é o jogo que merecia ser remasterizado! Também envelheceu muito bem, mas faz muito mais sentido que o Paradise! Ele é simplesmente a experiência suprema do universo Burnout!


E assim acabamos o nosso ranking! Concorda? Discorda? Comente aí qual seu jogo favorito da série e até a próxima!

Comentários